O Bahia vive dias de euforia após a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. O Esquadrão é o único clube do Nordeste que conseguiu avançar, e está a dois jogos de uma inédita vaga na semifinal. Mas é hora de pausar a comemoração e virar a chave. Afinal, há uma dura realidade pela frente no Brasileirão.
O momento no campeonato de pontos corridos não é bom. O time do técnico Renato Paiva está há quatro jogos sem vencer na competição, à beira da zona de rebaixamento. Aparece na 16ª posição, com apenas sete pontos somados. É a mesma quantidade do Goiás, que abre o Z4, mas o esmeraldino está abaixo pelo saldo de gols inferior.
A próxima missão será neste sábado (3), às 16h, quando o Bahia visita o Fortaleza na Arena Castelão. É um rival que tem sido pedra no sapato tricolor, principalmente nos encontros como visitante. O Esquadrão não vence o Leão do Pici em solo cearense desde o início de 2021, quando goleou por 4x0, pela penúltima rodada do Brasileirão 2020.
De lá para cá, são quatro jogos sem ganhar. Por outro lado, uma dessas partidas terminou favorável ao Bahia. Pela semifinal do Nordestão de 2021, os times empataram 0x0 no tempo regular, mas o clube baiano se deu melhor nos pênaltis e avançou à decisão. No fim, se sagrou tetracampeão, sobre o Ceará.
Antes, o Esquadrão vinha de revés para o rival por 2x1, pela fase de grupos. Depois, chegou a ganhar do Fortaleza por 4x2 pelo Brasileirão de 2021, mas na Arena Fonte Nova. Em seguida, mais duas derrotas no Castelão: 2x1, pela Série A do mesmo ano - que decretou o rebaixamento para a Série B -, e 3x1, pela Copa do Nordeste de 2022.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado