Qualificar os jovens do meio rural é um dos objetivos do curso de Aprendizagem Profissional Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que através da parceria com a Secretaria de Agricultura de Feira de Santana, está mudando vidas, entregando esperança para diversas comunidades e levando diversos cursos para os distritos da cidade, visando o desenvolvimento do campo.
Mais de 200 pessoas já foram qualificadas. Para esta empreitada, quem tem colaborado com a Secretaria de Agricultura e o SENAR, são as associações de moradores, mostrando que a ação foi realizada em comum acordo com as comunidades.
A associação de moradores da comunidade de Sete Portas, em Jaguara, recebeu os cursos de tratorista agrícola básico, e confeitaria. O sucesso em Jaguara se repetiu na Associação Linda Vista, na comunidade de Cabrita, no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu). No distrito de Maria Quitéria (São José), a Associação Nossa Senhora da Paz recebeu o curso de fabricação de iogurte, doce de leite e de panificação.
Quem explica melhor o funcionamento dos cursos é o Coordenador do Qualifica Rural, Cristiano Estrela. "A gente faz um recrutamento através das associações e temos vários cursos. No início, existia uma resistência porque tem a dificuldade de transporte, então resolvemos a questão, oferecendo o transporte, então, todos se animaram. O curso dura três dias e é muito gratificante ver a aceitação que temos. As pessoas estão apoiando tanto o projeto, que estão repetindo os cursos, se inscrevendo em diversos deles", explicou.
"Cada curso precisa ter no mínimo 10 pessoas e no máximo 15 inscritos. O pessoal já sai da aula com o certificado e pronto para atuar na área escolhida", conta Cristiano Estrela.
O secretário da pasta, Pedro Américo, explica que este é mais um dos diversos projetos para entregar dignidade e propósito para o morador rural . "A Secretaria de Agricultura chega nesta nova fase pensando não só em fazer o trivial pela zona rural, mas através do nosso planejamento, estudos, pesquisa… tornar as comunidades independentes, sem que precisem pedir a políticos, implorar por algo que é direito deles. Nisso, está incluso o Qualifica Rural, que está oportunizando para os jovens da zona rural o primeiro emprego, mostrando para eles um segmento que pode-se fazer partindo da matéria prima do próprio distrito, além do primeiro emprego, adquirir esse conhecimento e seguir na carreira acadêmica, como também aplicar o que aprendeu na propriedade da família. E para quem já não é mais jovem, é a possibilidade de construir mais uma fonte de renda e transformar vidas de diversas famílias em Feira de Santana, o nosso povo merece abrir os horizontes, com dignidade e cuidado", elucida.
Ainda serão realizados neste mês no distrito de Maria Quitéria os cursos de produção de sequilho e panificação.
Formação MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional
regras de trânsito Novas regras de trânsito para ciclomotores entram em vigor nesta quinta; entenda
Conta de luz Novo desconto na conta de luz entra em vigor para 4 milhões de famílias
Tempestade Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo para o Extremo Oeste da Bahia
justa prisão Maioria dos brasileiros considera justa prisão de Jair Bolsonaro, diz pesquisa
Imposto de renda Isenção do IR até R$ 5 mil já vale em 2026; alta renda paga mais imposto Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuvas esparsas