De acordo com a Secretaria de Saúde o número de casos de influenza disparou em Feira de Santana, no primeiro trimestre deste ano. Outras síndromes gripais também aumentaram e causaram aumento da procura por atendimento nas UPAs e Policlínicas da cidade.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde e Sesab, a procura pelos serviços médicos têm aumentado em Feira de Santana e cada vez mais, aumenta os números de pacientes procurando atendimento nas unidades com sintomas gripais.
Ainda de acordo com os dados apresentados pelos órgãos de saúde, nos primeiros três meses deste ano, enquanto o número de casos de Covid-19 registrados chegou a 361, uma média de 120 casos por mês, os índices de influenza dispararam, foram de 2.866 casos, média de 955 por mês.
Vera Lúcia Galindo, coordenadora das UPAs e policlínicas de Feira falou que, "Agora no mês de março, entre confirmados e suspeitos, tivemos o triplo da quantidade do mês de janeiro, então estamos com mais de 1500 casos confirmados. O que a gente mais pega nas unidades é o tipo B do vírus da influenza, que é facilmente transmissível e que se não tratado, pode levar a complicações respiratórias e até a morte. Então a população tem que se vacinar, pois é comprovado que a vacina evita muitos males, inclusive, a morte. Vimos aí com a covid, o quanto diminuiu o número de pacientes e também o índice de letalidade após a vacinação", alerta.
Gripe (influenza)
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Tipo A - são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre. Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
Tipo B - infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/Yamagata e B/Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Tipo C - infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativas à saúde pública, não estando relacionado com epidemias.
Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não é conhecido por infectar ou causar a doença em humanos.
Formação MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional
regras de trânsito Novas regras de trânsito para ciclomotores entram em vigor nesta quinta; entenda
Conta de luz Novo desconto na conta de luz entra em vigor para 4 milhões de famílias
Tempestade Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo para o Extremo Oeste da Bahia
justa prisão Maioria dos brasileiros considera justa prisão de Jair Bolsonaro, diz pesquisa
Imposto de renda Isenção do IR até R$ 5 mil já vale em 2026; alta renda paga mais imposto Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuvas esparsas