Sexta, 16 de Janeiro de 2026 17:18
75 98251-4963
Política A cidade

Deixa de ser secreta, na Câmara de Feira, votação de vetos do Executivo e parecer prévio do TCM a contas dos dois poderes

Deixará de ser sigiloso o voto dos vereadores a parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios TCM

05/10/2022 07h22
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias
Foto Mário Neto
Foto Mário Neto

Página de Notícias

Será abolida, na Câmara de Feira de Santana, a votação secreta de vetos do Poder Executivo a proposições aprovadas na Casa. Igualmente, deixará de ser sigiloso o voto dos vereadores a parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre a prestação de contas relativas aos exercícios financeiros anuais, do Governo e do próprio Poder Legislativo. É o que determina Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretiva aprovado em plenário e que deverá ser promulgado pelo presidente Fernando Torres (PSD), esta semana. A matéria é uma das que estão previstas para a pauta de votações da sessão de terça-feira (4 de outubro). 

 O Projeto de Resolução suprime dois incisos do artigo 356 do Regimento Interno da Câmara, extinguindo a votação secreta para esses temas e determinando que ocorram pelo sistema eletrônico e por meio de escrutínio aberto. Atualmente, na tramitação de veto ou parecer do TCM, vereadores escrevem em papel o voto e o depositam em uma urna, para posterior contagem. Dirigente da Casa, Fernando Torres diz que a mudança atende ao interesse público "na medida em que estabelece a necessária transparência dos atos do vereador em questões de relevância para a população".

Fonte: Ascom/Câmara

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.