O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (8) uma mobilização emergencial para o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos hospitalares à Venezuela. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, busca mitigar o colapso do sistema de saúde local após a invasão militar conduzida pelos Estados Unidos no último sábado (3).
Segundo o governo brasileiro, o ataque em Caracas atingiu o maior centro logístico de saúde do país, deixando milhares de cidadãos sem acesso a tratamentos básicos.
O foco inicial do auxílio será o atendimento a pacientes renais. Na primeira remessa, 40 toneladas de materiais serão despachadas com prioridade para socorrer cerca de 16 mil pessoas que dependem de hemodiálise e estão atualmente desassistidas.
O pacote inclui itens críticos como filtros de diálise, linhas arteriais e venosas, cateteres e soluções específicas para o funcionamento das máquinas, além de medicamentos de uso contínuo que foram doados por hospitais universitários e instituições filantrópicas de diversas regiões do Brasil.
Toda a carga está sendo centralizada no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), de onde partirá para o país vizinho.
8 de janeiro STF condena mais de mil pessoas e mantém 179 presas três anos após o 8 de janeiro
cidade baiana Governo Lula envia quantia de mais de R$ 1 milhão para cidade baiana
Benefícios do INSS Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos nos benefícios do INSS
Cadastro de foragido Senado vai avaliar criação de cadastro de foragidos do sistema prisional
Traumatismo Bolsonaro sofre traumatismo cranioencefálico após queda na cela da PF
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 36°
Chuvas esparsas