A fotógrafa e videomaker baiana Ana Victória Otoni, especializada em registros de parto e família, foi a vencedora do Concurso Internacional da Lumicroma, criado em Portugal. Com o tema “Joy” (alegria, em tradução livre), ela venceu com a imagem “Nos laços do toque: O milagre da vida”, registrada em Salvador, em 2023, durante um parto. A curadoria do concurso analisou milhares de fotografias de 64 países, e a obra de Otoni foi escolhida por votação do público.
A imagem exalta a natureza do corpo feminino e a importância do contato pele a pele como um ato de respeito à vida, respaldado pela ciência, como descreve a autora. O registro foi feito durante o parto domiciliar planejado de Clis Mariana e de sua filha, Flora, com assistência do Coletivo Sobreparto e das parteiras Tanila Amorim e Rafaela Ferreira.
“É o fortalecimento do vínculo nos primeiros instantes. Neste parto, a essência do nascimento está retratada em um evento natural e familiar, onde a alegria, a força e o amor são protagonistas da história. É um chamado para o futuro, onde toda mulher possa parir de forma segura, digna e sem imposições”, destaca a fotógrafa na descrição da obra.
A fotografia integrou a exposição “In Colors Project”, iniciativa internacional da Lumicroma que ressalta a fotografia como registro sociocultural e intervenção artística. O projeto propõe, anualmente, uma reflexão visual sobre o tempo em que vivemos. A terceira edição, com o tema JOY, reúne 75 obras de 56 autores de 22 países, formando um atlas emocional que questiona as diferentes expressões da alegria em um mundo marcado por tensões geopolíticas e crises sistêmicas. A exposição esteve em cartaz em São João da Madeira e no Porto, em Portugal, e também pode ser visitada online.
Guiada por conexões genuínas, sorrisos, abraços e pela energia do seu espírito baiano, Ana Victória Otoni cultiva uma profunda paixão pela arte, pelo cinema e pela imagem em movimento. Antes de se dedicar à fotografia, iniciou sua trajetória como videomaker, até que a fotografia se tornou uma expressão central de significado e propósito em sua vida.
Ela é criadora e fundadora da Rosa Branca Fotografia, projeto concebido como uma missão: contribuir para a construção de narrativas de nascimento baseadas em evidências científicas, entendendo a fotografia como um ato de preservação histórica. Seu trabalho busca exaltar o protagonismo feminino e criar memórias com sensibilidade, autenticidade e respeito.
Durante cinco anos, Ana Victória fotografou e filmou partos na Bahia. Atualmente vivendo em Lisboa, segue seus estudos em Fotografia e Cultura Visual no IADE. A partir de uma forte conexão espiritual, dedica-se ao universo da gestação e do parto, acreditando no poder das imagens como ferramentas de transformação social. Sua fotografia vai além do valor estético: documenta a força das mulheres, a autonomia de seus corpos e o direito de terem suas escolhas respeitadas.
Natal Encantado Crianças são atração nesta quinta (18), na programação do estacionamento da Prefeitura no Natal Encantado
Natal Encantado Renato e Seus Blue Caps, Sandra de Sá e Jorge Vercillo se apresentam no Natal Encantado nesta quinta (18)
Biblioteca Municipal Após seis anos, Biblioteca Municipal será reaberta ao público no dia 29 de dezembro
Superintendência Fundação Santo Antônio inicia novo ciclo com mudança na Superintendência
horta sustentável Com parceria da Coca-Cola, Estado inaugura horta sustentável em Feira de Santana
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado