O regente Gustavo Laporte, responsável pela Orquestra Neojiba de Feira de Santana, destacou o intenso trabalho de formação musical que permite ao grupo alcançar, a cada ano, níveis mais elevados de qualidade artística. Segundo ele, o resultado apresentado no palco é fruto de anos de dedicação e rotina disciplinada.
De acordo com Laporte, as crianças e adolescentes atendidos pelo núcleo passam por uma preparação contínua, com aulas realizadas cinco vezes por semana, durante três horas por dia. Esse trabalho permite que a orquestra execute peças de alto nível técnico, como Aleluia, de Händel; Cantique de Jean Racine, de Fauré; Danzón, de Arturo Márquez; além de trechos das óperas A Flauta Mágica e O Barbeiro de Sevilha.
O regente afirmou que o desempenho dos jovens músicos comprova que talento existe em todas as regiões; o que falta, muitas vezes, é apenas oportunidade e um ensino de qualidade. Para ele, a formação musical transforma vidas e fortalece a cultura em qualquer cidade.

O Neojibá tem sua sede central em Salvador, mas em Feira de Santana conta com um núcleo territorial com mais de 300 integrantes, atendendo não apenas o município, mas todo o Portal do Sertão e áreas vizinhas. O núcleo também oferece oficinas e suporte técnico para projetos parceiros, ampliando o impacto social e cultural da iniciativa.
A manutenção da orquestra é realizada principalmente com apoio do Governo do Estado, responsável pelo programa Neojibá, além de recursos captados por meio de leis de incentivo, editais e parcerias com empresas privadas.
Laporte informou que as novas vagas para 2026 serão abertas entre janeiro e fevereiro, por meio de sorteio público. Podem participar crianças a partir de seis anos de idade. As atividades são realizadas no CSU, com extensões nos bairros Queimadinha e Tomba.
O regente reforçou que o objetivo do programa é seguir ampliando o acesso à formação musical de excelência, fortalecendo o protagonismo cultural de Feira de Santana e inspirando novas gerações.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Natal Encantado Prefeitura utiliza saldo de recursos estaduais para custear atrações do Natal Encantado
Turismo na Bahia Bahia cresce mais de 50% na chegada de turistas internacionais em 2025
Natal Encantado Natal Encantado retorna após seis anos e lota Praça Padre Ovídio na abertura
Inauguração Feira de Santana inaugura o maior teatro do interior da Bahia
Sinfonia Estelar Parque do Saber celebra 17 anos com espetáculo inédito Sinfonia Estelar
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado