O superintendente de Trânsito de Feira de Santana, Ricardo Cunha, anunciou uma série de medidas para reorganizar o fluxo de veículos e melhorar as condições de embarque e desembarque na cidade. Segundo ele, havia uma “demanda reprimida” por locais adequados para parada de passageiros, especialmente na região central.
Cunha explicou que é importante diferenciar parada de estacionamento:“Parada é o tempo estritamente necessário para embarque e desembarque de passageiros. Estacionamento é qualquer ação que não seja essa finalidade específica.”

Com essa distinção, o órgão identificou que muitos motoristas especialmente motoristas de aplicativo não tinham onde realizar o desembarque de forma regular. Para atender a essa necessidade, foram criados três novos pontos de parada na Rua Senhor dos Passos.
A iniciativa será estendida para outras vias do Centro."Todas terão trechos específicos para embarque de passageiros”, afirmou.
“Esses locais serão identificados. Ainda não sabemos se por números, letras, cores ou nomes, mas serão sinalizados. A ideia é facilitar: o passageiro chama o aplicativo e informa ‘estou no setor tal’, o que agiliza o embarque.”
Os novos pontos já estão em funcionamento. As autuações para quem descumprir as regras começam na próxima segunda-feira, e a identificação visual dos setores deve ser concluída até o fim da próxima semana.
Ricardo Cunha também comentou sobre a implantação de novos semáforos na cidade. Um deles já está instalado na Rua Comandante Almiro, em trecho que dá acesso a outras vias, mas ainda passa por fase de estudos. Outro equipamento foi colocado na Avenida Maria Quitéria (Maralina), próximo a um condomínio conhecido da região.
"Identificamos que havia um cruzamento que apresentava risco aos usuários. A instalação do semáforo foi uma medida pertinente. Agora falta apenas concluir a sinalização horizontal.”
Um dos pontos mais críticos citados pelos motoristas é o retorno localizado na Avenida Ayrton Senna, logo após a Estação de Transbordo e antes de um posto de combustível. O local é alvo constante de reclamações devido à dificuldade de conversão e ao risco de acidentes.
“Aquele retorno, na verdade, foi um erro de engenharia de trânsito. Estamos avaliando alternativas: reforço da sinalização, instalação de um semáforo ou até o fechamento do retorno.”
Embora exista um radar de controle de velocidade na via, o superintendente afirma que isso não resolve o problema: “O ideal seria uma faixa de aceleração e desaceleração, mas já fizemos medições e não há espaço para implantá-la. Então buscamos uma solução que realmente atenda à necessidade da população.”
A Superintendência de Trânsito continuará analisando os pontos críticos da cidade para adotar medidas que reduzam riscos e melhorem o fluxo viário. “Nosso objetivo é garantir segurança e fluidez. Algumas soluções exigem estudo técnico, mas estamos atentos às demandas da população”, concluiu Ricardo Cunha.
Abastecimento Abastecimento em Feira de Santana e região está sendo retomado após reparo emergencial em adutora
Voltar ao G-5 Bahia perde para o Fortaleza na Fonte Nova e desperdiça chance de voltar ao G-5
Surfe em 2026 Gabriel Medina confirma volta ao Circuito Mundial de Surfe em 2026
Alerta Alerta laranja do INMET prevê chuva intensa e ventos fortes para Feira de Santana e região
Chuvas na Bahia Governador acompanha impactos das chuvas na Bahia e mobiliza equipes em todo o estado
COPA EDU Premiação da COPA EDU acontece nesta terça, às 14h, na Secretaria de Educação Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas