Sábado, 29 de Novembro de 2025 03:45
75 98251-4963
Polícia “Erva Daninha“

Operação “Erva Daninha” cumpre mandados e desarticula facção criminosa em Feira de Santana

Durante as buscas, foram apreendidos armas de fogo, incluindo uma pistola .380, cerca de 60 papelotes de haxixe, outras drogas e munições

27/11/2025 10h26
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Erva Daninha, conduzida pela Primeira Delegacia Territorial de Feira de Santana, com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária contra integrantes de uma facção criminosa que atua em diversos bairros da cidade.

Segundo o delegado João Rodrigo Uzzum, a operação é resultado de uma investigação iniciada após uma tentativa de homicídio registrada na área da Primeira Delegacia.“A partir dessa tentativa, utilizamos ações de inteligência que nos levaram a 11 alvos. Cumprimos mandados principalmente na Favela do Horto, Chácara São Cosme e região do Pela Porco. Todas essas áreas são dominadas pela mesma facção, que também atua na Praça da Matriz”, explicou o delegado.

A ação contou com equipes da 1ª Coorpin, Delegacia de Homicídios, Delegacia de Furtos e Roubos, DTE, além do apoio do CORE de Salvador, que trouxe cães farejadores, e da Polícia Militar, por meio da Rondesp Leste. A Guarda Municipal também participou com drones para monitoramento aéreo.

Durante as buscas, foram apreendidos armas de fogo, incluindo uma pistola .380, cerca de 60 papelotes de haxixe, outras drogas e munições. Em um dos alvos, uma adolescente foi apreendida portando arma de fogo.

O delegado João Rodrigo Zun destacou que um dos presos é suspeito de múltiplos homicídios.“Ele é investigado por vários assassinatos ligados à facção. Já estamos em integração com a Delegacia de Homicídios para que ele seja responsabilizado pelos crimes.”

Sobre o mandante da tentativa de homicídio, o delegado confirmou que ele foi identificado.“As investigações apontam que ele comanda o tráfico na região, partindo do Jardim Acácia. Ele é o mandante da tentativa de homicídio. A vítima foi atingida por cerca de dez disparos, mas sobreviveu.”

A vítima, segundo o delegado, também integrava a organização criminosa, mas foi alvo após tentar romper com o grupo.“No momento em que o jovem decidiu sair da facção, veio a ordem para executá-lo”, concluiu.

A Operação Erva Daninha segue com desdobramentos e novas ações podem ocorrer nos próximos dias.

Com informações: Carlos Valadares 

Por: Mayara Nailanne 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.