A imposição de tarifas adicionais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reduziu em 67% as exportações brasileiras de cafés especiais para a América do Norte. O governo americano anunciou em julho uma sobretaxa de 50% sobre o produto, que entrou em vigor no mês seguinte e provocou queda imediata de 16,5% nas vendas gerais. Em setembro, a retração chegou a 20,3%.
Antes das tarifas, os Estados Unidos importavam cerca de 2 milhões das 10 milhões de sacas exportadas anualmente pelo Brasil, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Com a sobretaxa, o volume mensal destinado a estados como Califórnia, Nova York e Oregon caiu de 150 mil para 50 mil sacas.
Os cafés especiais, considerados os mais valorizados do país, têm sacas de 60 quilos vendidas por mais de R$ 3 mil. O diretor-executivo da BSCA, Vinícius Estrela, afirmou que o impacto foi “dramático” e que a incerteza sobre um acordo comercial faz importadores atrasarem embarques e recorrerem a estoques. Ele alertou que o atraso nas negociações pode levar o Brasil a perder espaço no mercado americano para concorrentes como Colômbia, Panamá, Etiópia, Quênia e Indonésia.
Para reduzir prejuízos, exportadores brasileiros têm renegociado condições com compradores norte-americanos. A Três Corações, maior empresa do setor no país, ajustou preços e margens em parceria com distribuidores dos Estados Unidos para manter as exportações. Segundo o presidente da companhia, Pedro Lima, o acordo permitiu preservar os negócios sem interrupções.
Inflação desacelera Inflação desacelera para 0,09% em outubro, menor taxa para o mês em 27 anos
Acidente Motorista morre em grave acidente na BR-324, em Tanquinho
Ressarcimento Governo amplia prazo para ressarcimento de aposentados pelo INSS até 2026
combustíveis Confaz divulga nova tabela do ICMS sobre combustíveis
Discriminação 1 em 3 negros foi discriminado ao tentar adquirir produtos, diz pesquisa
Relatório da ONU Relatório da ONU projeta queda de 12% nas emissões globais até 2035 Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado