*Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade já realizou mais de 16 mil procedimentos em quatro anos*
O Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, completou quatro anos de funcionamento, com mais de 16 mil exames realizados desde a sua inauguração. Só em 2025, já foram registrados aproximadamente 6 mil procedimentos endoscópicos no setor, que se tornou referência em diagnóstico e tratamento de urgências gastrointestinais no interior da Bahia.
A data foi marcada por uma celebração simbólica no próprio setor, com a presença de diretores, servidores e do Frei Jorge, em um momento de agradecimento e reconhecimento ao trabalho da equipe.
Durante o evento, o coordenador do serviço, o médico endoscopista Victor Galvão, destacou a evolução da unidade ao longo dos anos. “Hoje é um dia muito especial. Celebramos quatro anos de um serviço estruturado, moderno e reconhecido, mas, acima de tudo, celebramos um sonho coletivo que começou há mais de uma década”, afirmou.
O profissional relembrou as condições precárias enfrentadas no início de sua atuação na unidade. “Há onze anos, quando comecei a trabalhar na endoscopia do hospital, tínhamos poucos recursos, mas já existia um propósito imenso: oferecer o melhor possível aos nossos pacientes. Hoje, realizamos entre cinco e seis mil exames por ano, reduzimos tempo de internação e salvamos vidas diariamente”, disse.
Além do impacto direto na assistência, o Centro de Hemorragia Digestiva se consolidou como espaço de formação. “Somos residência credenciada pelo MEC, Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), e respeitados por grandes centros do país. Isso mostra que o que nasceu aqui, em Feira de Santana, tem alcance nacional”, completou.
A diretora-geral do HGCA, Cristiana França, também parabenizou a equipe pelo compromisso e pelos resultados alcançados. “O CHDI é um exemplo do que é possível realizar quando há dedicação, visão estratégica e trabalho em equipe. São mais de 16 mil exames que representam diagnósticos precisos, vidas salvas e acolhimento à população de toda a região”, declarou.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas