De janeiro a outubro de 2025, cidade teve 102 homicídios a menos que no mesmo período do ano passado. Polícia atribui resultado à integração das forças de segurança e à redução da influência do tráfico de drogas.
Feira de Santana continua apresentando uma redução significativa nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) — categoria que engloba homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
De acordo com o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios (DH), o mês de outubro consolidou a tendência de queda observada desde o início do ano.
Entre janeiro e outubro de 2024, a cidade havia registrado 298 homicídios. No mesmo período de 2025, o número caiu para 196, representando 102 mortes a menos. Somente em outubro, a redução foi ainda mais expressiva: 37 homicídios em 2024 contra 18 em 2025, uma queda de aproximadamente 51%.

“O ideal é que não houvesse nenhum homicídio, mas, de qualquer forma, foram 19 vidas salvas apenas neste mês de outubro. Isso é resultado do trabalho integrado das forças de segurança”, destacou o delegado Gustavo Coutinho (DH).
Segundo o delegado, a Polícia Militar tem atuado fortemente na prevenção, com patrulhamento ostensivo e presença constante nas ruas, enquanto a Polícia Civil trabalha na investigação e identificação dos autores dos crimes.
“A PM atua na ponta, prevenindo, e a Civil busca identificar e prender os autores. Esse esforço conjunto vem dando resultado e salvando vidas”, afirmou Coutinho.
O delegado destacou que a maioria dos homicídios — entre 80% e 90% — está ligada direta ou indiretamente ao tráfico de drogas. Segundo ele, operações recentes no Rio de Janeiro, que resultaram na prisão ou morte de líderes de facções com atuação também em Feira de Santana, contribuíram para a diminuição dos crimes.
“Muitos indivíduos presos ou mortos no Rio comandavam o tráfico aqui. Com o enfraquecimento desses grupos, o número de homicídios caiu bastante”, explicou o titular da DH.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Fins de semana mais tranquilos e expectativa para o verão
Outro ponto positivo, segundo Gustavo Coutinho, é a ocorrência de fins de semana sem homicídios, algo que antes era raro na cidade.
“Antes, os homicídios se concentravam nos finais de semana. Agora, temos observado finais de semana tranquilos e, às vezes, ocorrências em dias de semana. O cenário tem mudado”, observou.
O delegado alerta, no entanto, que com a chegada do verão, o aumento de festas e do consumo de álcool pode elevar novamente os índices de violência.
“A Polícia Militar está atenta e intensifica o policiamento nesses períodos para evitar crimes durante os fins de semana e eventos festivos”, completou.
Feira de Santana pode deixar lista das cidades mais violentas
Com a redução constante dos CVLIs, o delegado acredita que Feira de Santana pode deixar de figurar entre as cidades mais violentas do Brasil, posição que ocupou em rankings nacionais e internacionais nos últimos anos.
“Feira é uma cidade grande, com mais de um milhão de habitantes e intenso fluxo rodoviário. Mesmo assim, estamos conseguindo reduzir os números e salvar vidas”, finalizou o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios (DH).
Contestação Família nega envolvimento de adolescente com facção e pede justiça: “Meu irmão era trabalhador e sonhava ser vaqueiro”
Suspeito de tráfico Suspeito de tráfico é preso em flagrante com cocaína em Juazeiro
Apreensão Polícia Federal realiza incineração de 2,5t de drogas em Salvador
Homicídio Adolescente de 15 anos é morto a tiros em terreno baldio em Feira de Santana
Operação Worms 2 Polícia Federal deflagra operação contra fraudes bancárias e lavagem de dinheiro na Bahia
Ameaça Homem é preso na Bahia suspeito de ameaçar ex-companheira e maltratar filho de 2 anos Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo