O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG-BA), Luiz Oliveira, destacou a importância do Encontro Estadual da FETAG, realizado em Feira de Santana, para o fortalecimento do sindicalismo rural e a construção de novas políticas públicas voltadas aos agricultores e agricultoras familiares baianos.
Em entrevista, Luiz Oliveira ressaltou que o evento é um momento estratégico para debater o futuro das entidades sindicais e reforçar o papel da federação junto às comunidades rurais.“Esse encontro é muito importante para nós, sindicalistas rurais, para a FETAG Bahia e para toda a nossa estrutura sindical — que envolve os sindicatos filiados, a FETAG e a CONTAG. Aqui na Bahia, temos o total apoio do governo do Estado para discutir como reanimar o nosso sindicalismo rural. Passamos por algumas dificuldades, mas, com essa parceria, temos muitas propostas que vão contribuir para garantir uma vida melhor ao homem e à mulher do campo”, afirmou o presidente.
Segundo Luiz Oliveira, o principal objetivo é fortalecer o movimento sindical e ampliar o acesso a políticas públicas que atendam as demandas dos trabalhadores rurais.“Aquelas pessoas que estão lá na zona rural, produzindo alimentos saudáveis para nossa mesa, precisam de orientação, apoio técnico e políticas públicas que realmente as favoreçam. A FETAG Bahia, junto com os sindicatos e a CONTAG, está sempre em luta e defesa disso. Por isso, encontros como esse são fundamentais para mantermos nossa base mobilizada e unida”, reforçou.
Durante os dois dias de programação, os participantes discutem pautas estratégicas para o fortalecimento da agricultura familiar. O presidente detalhou a agenda do evento:“Hoje teremos um ato com o governador, que vai apresentar algumas propostas que solicitamos e dar o retorno sobre as demandas encaminhadas. Depois, o presidente da CAR, Geandro, fará um painel sobre cooperativismo e associativismo. Amanhã, vamos reunir os sindicatos para definir novas propostas — tanto para melhorar a arrecadação financeira das entidades quanto para buscar novas políticas públicas que contribuam com os sindicatos e com os agricultores familiares de cada município”, explicou Luiz Oliveira.
O encontro reúne representantes de 403 municípios baianos, onde a FETAG possui sindicatos filiados. Cada município enviou um ou mais delegados para o evento.“Cada município mandou um, dois e até mais representantes. A presença de todos é de grande importância, pois cada participante aqui representa a base da FETAG. Esse é um momento de construção coletiva e de reafirmação do nosso compromisso com a agricultura familiar e com o fortalecimento do sindicalismo rural na Bahia”, concluiu o presidente.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailannne
Demissão Sérgio Carneiro pede demissão da Secretaria de Mobilidade Urbana
Nome ao STF Lula deve anunciar nome ao STF até sexta-feira (31)
Defesa de Bolsonaro Defesa de Bolsonaro tem até está segunda (27) para recorrer de condenação
Comando Vermelho Filho de político envolvido com Comando Vermelho é eleito prefeito; saiba mais
Bolsa Família Mulher de prefeito da Bahia com R$ 1,2 milhão em bens recebeu Bolsa Família por mais de 10 anos
Governança do INSS Ex-diretor de governança do INSS depõe à CPMI sobre desvio de R$ 6,3 bilhões Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado