Joel Barroso (PSB) foi eleito, neste domingo (26), com 53,1% dos votos, em uma eleição suplementar marcado por forte presenta militar, devido a presença de interferências de organizações criminosas. O novo pleito foi convocado após o ex-prefeito José Braga Barroso, conhecido como Braguinha (PSB) ter sido cassado.
O novo prefeito foi eleito com 12.902 votos, superando seus adversários Lígia Protásio (PT) e Cândida Figueiredo (União Brasil), que receberam respectivamente 25,2% e 21,6% dos votos válidos.
A situação ocorreu na cidade de Santa Quitéria, no interior cearense. Braguinha, que é pai de Joel, foi deposto do cargo por abuso de poder político e econômico, em um caso que envolveu compra de votos e envolvimento do político como a facção criminosa Comando Vermelho (CV) durante as eleições de 2024.
De acordo com investigações, o ex-prefeito teve apoio de membros da facção que ameaçaram eleitores e usaram até drogas para conseguir votos para Braguinha. Ele foi preso pelas autoridades dias antes e a cidade foi comandada por Joel, que a época era o presidente da Câmara Municipal.
Defesa de Bolsonaro Defesa de Bolsonaro tem até está segunda (27) para recorrer de condenação
Bolsa Família Mulher de prefeito da Bahia com R$ 1,2 milhão em bens recebeu Bolsa Família por mais de 10 anos
Governança do INSS Ex-diretor de governança do INSS depõe à CPMI sobre desvio de R$ 6,3 bilhões
operação da PF Prefeitos são alvos de operação da PF que investiga desvio de dinheiro público na Bahia
Relação política Lula visita Sudeste Asiático para ampliar relação política e comercial
Concurso público TCM manda prefeita suspender contratações sem concurso público Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo