O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (20), a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A pasta, que atua na articulação do governo com movimentos sociais e organizações civis, é considerada uma das mais estratégicas do Palácio do Planalto, especialmente em um ano que antecede as eleições municipais.
Boulos assume o cargo no lugar de Márcio Macêdo (PT-SE), que estava à frente da secretaria desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.
Com 42 anos, Boulos é uma das principais lideranças da esquerda brasileira e um dos nomes de maior projeção dentro do PSOL. Formado em Filosofia e com mestrado em Psiquiatria, ele também é professor e psicanalista.
Sua trajetória política inclui candidaturas à Presidência da República em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, além de ter sido o deputado federal mais votado do estado nas eleições de 2022.
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais
Big techs STF define regras e dá 60 dias para big techs ampliarem combate a conteúdos ilegais
Antecipação Servidores estaduais terão salário antecipado antes do São João, anuncia governador Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas