A direção nacional do Partido Renovação Democrática (PRD) decidiu suspender o deputado estadual Binho Galinha de suas atividades partidárias. O parlamentar está preso em Salvador desde o dia 3 de outubro e teve a manutenção da prisão determinada pela Assembleia Legislativa da Bahia na última semana.
Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, é apontado como chefe de uma milícia com atuação em Feira de Santana. O deputado se entregou dois dias após ser alvo da operação Estado Anômico, conduzida pela Polícia Federal. Ele já responde a duas ações penais e foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia por crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e obstrução da Justiça.
A decisão da direção nacional da legenda vale até o julgamento final do processo e implica a perda temporária dos direitos de representação partidária pelo deputado, o que inclui, a impossibilidade de participar de deliberações internas e de utilizar a estrutura da legenda.
Na última sexta-feira (10), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) manteve a prisão do parlamentar após votação secreta. Ao todo, 34 deputados votaram a favor da permanência na prisão, 18 pela soltura, um se absteve e dez não compareceram. A defesa afirma que Binho Galinha tem colaborado com as autoridades e confia no esclarecimento dos fatos ao longo do processo.
Bolsonaro PL suspende atividades partidárias e salário de Jair Bolsonaro
Orgulho Heterossexua Deputado baiano propõe criação do ‘Dia do Orgulho Heterossexual’
Pesquisa Lula lidera todos os cenários para 2026, indica nova pesquisa
Ano Novo Ano Novo será comemorado com grande evento de dois dias em Anguera
ACM Neto 2026 ACM Neto reúne bancada para alinhar estratégias para 2026 na Bahia
Isenção de IR Lula sanciona nesta quarta (26) lei que isenta do IR quem ganha até R$ 5 mil Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsas