Sexta, 10 de Outubro de 2025 01:22
75 98251-4963
Polícia Operação

Polícia Civil faz operação em Santa Bárbara em busca de mandante da morte de Mãe Bernadette

A polícia também apreendeu telefones celulares e outros materiais que devem ajudar nas próximas etapas da investigação.

09/10/2025 17h22
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

O delegado João Rodrigo Uzum, titular da Primeira Delegacia Territorial de Feira de Santana, detalhou a operação realizada na madrugada desta quinta -feira (9) no município de Santa Bárbara, com o objetivo de capturar um dos suspeitos de mandar matar a líder quilombola e religiosa Mãe Bernadette Pacífico, assassinada em Simões Filho em agosto de 2023.

Segundo o delegado, a Polícia Civil recebeu informações de que o homem investigado estaria escondido na zona rural de Tanquinho, em uma localidade conhecida como Noventinha. Diante disso, as equipes de Feira de Santana entraram em contato com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Salvador, responsável pela investigação principal, e as informações foram confirmadas. “As informações convergiram, indicando grande possibilidade de o suspeito estar naquele local. Então, organizamos uma operação conjunta para a madrugada de ontem, com participação de equipes do CORE, DHPP, Primeira Delegacia, Delegacia de Homicídios de Feira e Furtos e Roubos. Foram ao todo oito equipes”, explicou o delegado Uzum.

Durante a ação, os policiais cercaram uma residência de dois andares localizada em um distrito que faz fronteira entre Tanquinho e Santa Bárbara. No imóvel, não foi encontrado o suspeito, mas uma arma de fogo com numeração raspada foi apreendida, escondida no forro da varanda.

A companheira do homem, que estava na casa, foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Segundo Uzum, ela é responsável pelo imóvel e teria omitido informações sobre o paradeiro do companheiro.

“Ela se negou a dizer onde ele está, mas ficou evidente que mantém contato frequente com ele. A casa foi construída por ele, os filhos moram lá, e ela recebia mensalmente dinheiro enviado pelo suspeito”, afirmou o delegado.

A polícia também apreendeu telefones celulares e outros materiais que devem ajudar nas próximas etapas da investigação.

De acordo com o delegado Uzum, o procurado é considerado extremamente perigoso. Ele já foi preso anteriormente por tráfico de drogas, associação criminosa e é investigado por outro homicídio em São Sebastião do Passé.

 “Trata-se de um indivíduo violento, com envolvimento claro com facção criminosa. A operação foi realizada com todas as cautelas e as diligências continuam até que ele seja capturado”.concluiu o delegado.

Com informações: Carlos Valadares 

Por: Mayara Nailanne 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.