O Superior Tribunal Militar (STM) deu posse, na terça-feira (30), à segunda mulher como ministra na mais alta corte militar do país em 217 anos de existência. Verônica Abdalla Sterman assumiu o cargo como substituta do ministro José Coelho Ferreira, que se aposentou em abril.
Em discurso, ela agradeceu ao presidente Lula (PT), dizendo que a indicação dela no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi “um gesto que carrega simbolismo e
responsabilidade e revela sabedoria e respeito do presidente Lula a esta causa tão nobre e tão necessária.”
A ministra também agradeceu à família, aos colegas de trajetória e aos ministros do STM pela recepção, reafirmando o seu compromisso com a defesa da legalidade e da justiça.
“Hoje sou a segunda mulher a assumir este tribunal desde a sua fundação. Esse dado já diz muito e é preciso que nos leve a uma reflexão”, disse Verônica. A primeira ministra do STM foi Maria Elizabeth Rocha, empossada em 2007 e atual presidente do Tribunal, eleita em dezembro de 2024.
A presidente do STM destacou o simbolismo da chegada de Verônica. “São duas agora. Quis o destino que fosse eu a empossá-la ao lado do presidente da República que nos nomeou em um gesto que reafirmou o compromisso democrático de privilegiar vivências distintas em prol do processo civilizatório nacional”, afirmou Maria Elizabeth.
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais
Big techs STF define regras e dá 60 dias para big techs ampliarem combate a conteúdos ilegais
Antecipação Servidores estaduais terão salário antecipado antes do São João, anuncia governador Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas