Quinta, 02 de Outubro de 2025 06:20
75 98251-4963
Política Votação do orçamento

Presidente da Câmara cobra mais árvores frutíferas e detalha votação do orçamento

Segundo o vereador, a medida busca não apenas melhorar o paisagismo urbano, mas também favorecer a fauna local, especialmente as aves que circulam pelos parques e avenidas da cidade.

01/10/2025 06h04
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

Na tarde desta terça-feira (30), o presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Marcos Lima (União Brasil), ressaltou a importância de uma lei de sua autoria que obriga a Prefeitura a garantir que 20% das árvores plantadas no município sejam frutíferas.

Segundo o vereador, a medida busca não apenas melhorar o paisagismo urbano, mas também favorecer a fauna local, especialmente as aves que circulam pelos parques e avenidas da cidade.“Nós entendemos que Feira de Santana é uma cidade grande, com parques como o da Lagoa, o da Cidade e o do Geladinho, além de grandes avenidas. Nessas áreas, entre as centenas de árvores que são plantadas, é fundamental que também haja espécies frutíferas. Um pé de manga, de acerola, ou outras frutas podem alimentar os pássaros e enriquecer o ambiente urbano”, afirmou Marcos Lima.

Discussão da PPA e LOA

O presidente também comentou sobre a tramitação da PPA (Plano Plurianual) e da LOA (Lei Orçamentária Anual). De acordo com Lima, a Câmara já recebeu a PPA, que define as diretrizes da gestão para os próximos quatro anos, e a proposta será discutida em audiência pública nesta quinta-feira (2/10), às 10h, na Casa Legislativa.

“Quero aproveitar para convidar a população a participar. É o momento de cada cidadão apresentar o que a sua comunidade precisa, para que possamos, através das comissões temáticas, avaliar e incluir as demandas no planejamento da cidade”, disse.

Segundo o vereador, a expectativa é votar a PPA ainda em outubro e, em seguida, iniciar a análise da LOA de 2026, que chegou à Câmara nesta semana.“A LOA foi protocolada hoje e seguirá para as comissões, que terão prazo para discutir e propor emendas. Em novembro queremos votar o orçamento, garantindo que o município tenha um planejamento sólido e transparente para o próximo ano”, completou.

Marcos Lima reforçou que tanto a PPA quanto a LOA são instrumentos fundamentais para o futuro de Feira de Santana, e que a Câmara dará “máxima seriedade e prioridade” à tramitação dos projetos.

Com informações: Carlos Valadares 

Por: Mayara Nailanne 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.