A crise na alfabetização infantil levou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) a acionar promotores de Justiça para reforçar a fiscalização sobre as políticas municipais de ensino. A medida ocorre após dados recentes apontarem que apenas 36% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estão plenamente alfabetizadas, número muito abaixo da média nacional de 59,2% e distante da meta federal de 60% para 2024.
O levantamento foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em julho deste ano e coloca a Bahia na última posição do país. Para o MP, a situação representa uma grave violação ao direito constitucional à educação e exige respostas rápidas das gestões locais.
Entre os principais entraves, o órgão cita evasão escolar, ausência de políticas inclusivas, precariedade da infraestrutura, problemas sanitários e falta de transporte escolar adequado. “A alfabetização é a base para o desenvolvimento educacional e um passo essencial para a redução das desigualdades sociais”, reforça o documento enviado aos promotores.
O Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia, determinou que sejam instaurados procedimentos administrativos para monitorar as ações adotadas pelos municípios. As secretarias municipais de Educação terão dez dias para apresentar relatórios sobre a execução do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, formação e capacitação de professores, avaliações pedagógicas e adesão ao programa estadual Bahia Alfabetizada.
O MP-BA também vai verificar a implementação de projetos considerados estruturantes, como o “Todas as Escolas são para Todos os Alunos” e o “Raízes da Cidadania”, avaliando se as propostas têm sido efetivamente aplicadas para reverter o cenário crítico no estado.
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo