O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta segunda-feira (9) o primeiro dia de interrogatórios dos réus acusados de integrar o núcleo central da trama golpista durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. As audiências são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
Durante cerca de seis horas de depoimentos, prestaram esclarecimentos à Justiça o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.
A sessão foi suspensa e será retomada na terça-feira (10), às 9h, com o depoimento do ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier.
O que disse Mauro Cid
Primeiro a ser ouvido, Mauro Cid confirmou sua participação em uma reunião em que foi apresentado a Bolsonaro um documento com sugestões de golpe de Estado, incluindo estado de sítio e prisão de ministros do STF.
Cid também declarou que recebeu uma sacola de vinho com dinheiro do general Braga Netto, ex-ministro da Defesa, para repassar ao major Rafael de Oliveira, integrante do grupo conhecido como "kids-pretos", espécie de tropa de elite do Exército.
Declaração de Ramagem
Já Alexandre Ramagem, que é deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, negou ter usado a Abin para monitorar ministros do STF e do TSE. Segundo ele, todas as ações da agência durante sua gestão seguiram os protocolos legais.
Próximos depoimentos
Ao todo, Alexandre de Moraes vai interrogar até sexta-feira (13) nove acusados de compor o "núcleo crucial da trama golpista" que teria como objetivo impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de 2022. Entre os nomes que ainda prestarão depoimento estão Jair Bolsonaro, Braga Netto e outros militares e assessores próximos do ex-presidente.
Prefeito na Bahia Prefeito na Bahia é acusado de pagar contrato milionário terceirizado com verbas do Fundeb
Isenção Câmara discute isenção de Imposto de Renda para professores
Isenção de Impostos Lula deve sancionar na terça lei que isenta quem ganha até R$ 5 mil
Merenda Escolar. Secretaria de Educação Emite Nota Técnica em relação a Merenda Escolar.
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Imposto de Renda Comissão do Senado aprova isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva