A movimentação nos primeiros dias do Arraiá do Comércio, no centro de Feira de Santana, tem superado as expectativas, segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (SICOMFS), Marcos Silva. Para ele, a iniciativa tem transformado a Praça Bernardino Bahia em um espaço de convivência, cultura e aquecimento da economia local.
“A avaliação é muito positiva. Abrimos no sábado à noite com a praça lotada e o domingo também foi bastante movimentado, inclusive com atrações infantis durante o dia. Começamos a segunda-feira já animados. O clima, a música, a comida — tudo isso traz esse sentimento nordestino e ajuda muito nas vendas. Quem abriu percebeu que valeu a pena”, afirmou Marcos.
Foto: Carlos Valadares
Com o evento em andamento, o impacto nas vendas e no fluxo de pessoas já começa a ser sentido. Inicialmente, a expectativa era de 500 contratações temporárias, mas o número já ultrapassou mil, e a previsão é de chegar a 1.500. Uma única rede comercial contratou 150 pessoas.
“Com a ampliação do horário — das 8h às 20h —, houve a necessidade de mais trabalhadores. O comerciário pode cumprir até 8h por dia, com até duas horas extras. Então, para dar conta dessas 12 horas de funcionamento, é preciso reforço na equipe. Isso gera mais renda e movimenta o próprio comércio”, explicou.
Além disso, o pagamento da segunda parcela do abono salarial no dia 20 de junho deve impulsionar ainda mais as compras juninas. Segundo Marcos, o sindicato estima um crescimento de 10% nas vendas durante o período do Arraiá.
Evento planejado com os lojistas
Realizado há 24 anos (com três edições suspensas por conta da pandemia), o Arraiá do Comércio é uma construção conjunta entre o SICOMFS, a Prefeitura de Feira de Santana e diversos órgãos públicos.
“Logo após o encerramento da festa, nos reunimos com os empresários, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Cultura, Saúde, Desenvolvimento Econômico e outros setores para avaliar o que pode ser melhorado. A mudança do evento para a Praça Bernardino Bahia, por exemplo, veio a partir da demanda dos lojistas, que perceberam o potencial do centro para impulsionar as vendas”, detalhou.
Planejamento e fortalecimento do São João
Marcos Silva também destacou a importância de os empresários estarem atentos às datas comemorativas ao longo do ano. “Não dá para planejar de última hora. O empresário precisa preparar equipe, estoque, comunicação e treinamento com antecedência. O projeto do Arraiá, por exemplo, a gente entrega à prefeitura no início de janeiro, mas começamos a pensar nele já ao fim da edição anterior.”
Atualmente, o Arraiá do Comércio tem nove dias de duração — de um sábado a outro domingo. Questionado sobre a possibilidade de expansão, Marcos disse que o desejo é transformar o São João de Feira em um evento ainda maior.
“É um sonho que a festa comece junto com o Dia das Mães, dando mais de 30 dias de São João. Outras cidades já fazem isso. Feira de Santana tem potencial para ser o hub do São João na Bahia e no Nordeste. O prefeito tem dado sinais claros de fortalecimento da festa, e este ano já teremos um São João bem mais robusto. Estamos vivendo um momento de crescimento e consolidação”, completou.
Ao final, Marcos agradeceu o espaço cedido para compartilhar as ações do comércio local. “É importante que a população saiba que tudo é feito com planejamento. Nada é por acaso. O São João é uma festa que o povo ama e que gera renda, emprego e arrecadação para a cidade.”
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
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