A movimentação nos primeiros dias do Arraiá do Comércio, no centro de Feira de Santana, tem superado as expectativas, segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (SICOMFS), Marcos Silva. Para ele, a iniciativa tem transformado a Praça Bernardino Bahia em um espaço de convivência, cultura e aquecimento da economia local.
“A avaliação é muito positiva. Abrimos no sábado à noite com a praça lotada e o domingo também foi bastante movimentado, inclusive com atrações infantis durante o dia. Começamos a segunda-feira já animados. O clima, a música, a comida — tudo isso traz esse sentimento nordestino e ajuda muito nas vendas. Quem abriu percebeu que valeu a pena”, afirmou Marcos.
Foto: Carlos Valadares
Com o evento em andamento, o impacto nas vendas e no fluxo de pessoas já começa a ser sentido. Inicialmente, a expectativa era de 500 contratações temporárias, mas o número já ultrapassou mil, e a previsão é de chegar a 1.500. Uma única rede comercial contratou 150 pessoas.
“Com a ampliação do horário — das 8h às 20h —, houve a necessidade de mais trabalhadores. O comerciário pode cumprir até 8h por dia, com até duas horas extras. Então, para dar conta dessas 12 horas de funcionamento, é preciso reforço na equipe. Isso gera mais renda e movimenta o próprio comércio”, explicou.
Além disso, o pagamento da segunda parcela do abono salarial no dia 20 de junho deve impulsionar ainda mais as compras juninas. Segundo Marcos, o sindicato estima um crescimento de 10% nas vendas durante o período do Arraiá.
Evento planejado com os lojistas
Realizado há 24 anos (com três edições suspensas por conta da pandemia), o Arraiá do Comércio é uma construção conjunta entre o SICOMFS, a Prefeitura de Feira de Santana e diversos órgãos públicos.
“Logo após o encerramento da festa, nos reunimos com os empresários, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Cultura, Saúde, Desenvolvimento Econômico e outros setores para avaliar o que pode ser melhorado. A mudança do evento para a Praça Bernardino Bahia, por exemplo, veio a partir da demanda dos lojistas, que perceberam o potencial do centro para impulsionar as vendas”, detalhou.
Planejamento e fortalecimento do São João
Marcos Silva também destacou a importância de os empresários estarem atentos às datas comemorativas ao longo do ano. “Não dá para planejar de última hora. O empresário precisa preparar equipe, estoque, comunicação e treinamento com antecedência. O projeto do Arraiá, por exemplo, a gente entrega à prefeitura no início de janeiro, mas começamos a pensar nele já ao fim da edição anterior.”
Atualmente, o Arraiá do Comércio tem nove dias de duração — de um sábado a outro domingo. Questionado sobre a possibilidade de expansão, Marcos disse que o desejo é transformar o São João de Feira em um evento ainda maior.
“É um sonho que a festa comece junto com o Dia das Mães, dando mais de 30 dias de São João. Outras cidades já fazem isso. Feira de Santana tem potencial para ser o hub do São João na Bahia e no Nordeste. O prefeito tem dado sinais claros de fortalecimento da festa, e este ano já teremos um São João bem mais robusto. Estamos vivendo um momento de crescimento e consolidação”, completou.
Ao final, Marcos agradeceu o espaço cedido para compartilhar as ações do comércio local. “É importante que a população saiba que tudo é feito com planejamento. Nada é por acaso. O São João é uma festa que o povo ama e que gera renda, emprego e arrecadação para a cidade.”
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva