O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, José de Castro, esteve em Feira de Santana nesta sexta-feira (6) para acompanhar de perto os projetos de ressocialização desenvolvidos no maior conjunto penal do estado. Durante a visita, foi realizada a doação simbólica de uma tonelada de peixes a entidades cadastradas no programa Bahia Sem Fome.
“É uma satisfação grande retornar aqui à Feira. Estamos no maior conjunto penal da Bahia, com o maior número de presos, e com grandes projetos de ressocialização. Queremos quebrar o ciclo da violência através dessas iniciativas”, afirmou o secretário em entrevista.
Foto: Carlos Valadares
A doação dos peixes faz parte do Projeto Fênix, desenvolvido em parceria com a Bahia Pesca. O programa capacita internos na área de piscicultura e manejo de tilápia. A cada sete meses, cerca de três toneladas de peixe são produzidas e distribuídas para instituições filantrópicas cadastradas no Bahia Sem Fome.
“Hoje vamos fazer mais uma entrega no bairro da Conceição. Isso mostra que o preso da Bahia tem utilidade para a sociedade”, destacou José de Castro.
Além da piscicultura, o conjunto penal de Feira também mantém hortas e outras atividades agropecuárias. Todos os alimentos colhidos são destinados a instituições sociais. Segundo o secretário, a cada 15 dias, mais de uma tonelada de hortaliças é doada.
A unidade também segue a Lei de Execução Penal, oferecendo remição de pena para internos que trabalham, estudam ou participam de programas de leitura. “A cada três dias trabalhados, o preso reduz um dia da pena. A cada 12 horas de estudo, mais um dia. E com o programa de leitura, cada livro lido por mês pode significar a redução de até 48 dias por ano, se for aprovado pela Justiça”, explicou.
José de Castro também comentou sobre o aumento no número de presos na Bahia, resultado da intensificação das ações das polícias Militar, Civil e Federal no estado. “As polícias estão fazendo um excelente trabalho no combate ao crime organizado. Como consequência, aumentou o número de presos. Por isso, estamos investindo na requalificação de vagas e na criação de novas”, pontuou.
Em Feira de Santana, o pavilhão 11 foi reaberto recentemente, oferecendo 76 novas vagas para presos do regime semiaberto. A reforma do espaço foi realizada com mão de obra dos próprios internos. “O nosso sistema prisional está mostrando que é possível ressocializar. O preso da Bahia está sendo útil para a sociedade”, concluiu o secretário.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos
Tráfico de drogas Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Aviário, em Feira de Santana.
Comando Vermelho Operação contra o Comando Vermelho na Bahia termina com 38 prisões e uma morte
Homem morto Homem é encontrado morto dentro de carro próximo ao Centro de Abastecimento em Feira de Santana Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado