Nos dias 5, 6 e 7 de junho, comunidades da Região do Sisal e da Bacia do Jacuípe, na Bahia, estarão mobilizadas em uma grande ação coletiva para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e fortalecer a luta pela preservação da Caatinga. É o Dia D da Campanha Edu-Cativando na Caatinga, promovido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), com apoio da Cooperação Alemã – KNH, do BNZ e de diversas instituições parceiras.
A mobilização ocorrerá de forma simultânea nos municípios de Araci, Riachão do Jacuípe, Santaluz, Nova Fátima, Retirolândia e Barrocas, reunindo estudantes, educadores(as), agricultores(as), comunicadores(as) populares, comitês ambientais, movimentos sociais, secretarias municipais e lideranças comunitárias em uma programação diversa que inclui passeatas, panfletagens, feiras agroecológicas e de saberes, atividades educativas, intervenções culturais e ações de conscientização ambiental.
Segundo Kívia Carneiro, coordenadora do Programa de Comunicação e Cultura do MOC, o momento representa uma convocação essencial:
“O Movimento de Organização Comunitária (MOC) faz um chamado muito importante a todas as pessoas para o Dia D, que é o Dia do Meio Ambiente. Paralelo a isso, fazemos desse Dia D uma ação de divulgação da campanha Edu-Cativando na Caatinga, que é uma grande mobilização territorial em defesa do bioma Caatinga e da convivência com o Semiárido.”
Ela explica que o evento também marca o lançamento ampliado do Portal Edu-Cativando na Caatinga, uma plataforma educativa e colaborativa que reúne conteúdos, experiências e práticas sustentáveis desenvolvidas por comunidades do Semiárido.
“A proposta do evento é ampliar o uso do portal por escolas, projetos sociais, coletivos culturais, associações e instituições públicas, promovendo o acesso entre sociedade civil, crianças, adolescentes, jovens e demais lideranças comunitárias.”
Com caráter interinstitucional e comunitário, a campanha busca sensibilizar a população sobre a importância da Caatinga na preservação da biodiversidade, na segurança hídrica e alimentar e no enfrentamento das mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, valoriza os saberes locais e estimula o protagonismo juvenil e a identidade cultural do Semiárido.
“Esse evento é uma ação importantíssima para o MOC. É o Dia D do meio ambiente, mas também de ação, de conscientização e preservação do bioma Caatinga,” reforça Kívia.
Entre os resultados esperados estão o aumento dos acessos ao portal, a apropriação pedagógica dos conteúdos, a disseminação de boas práticas e a produção de conteúdos midiáticos pelas comunidades envolvidas.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva