O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comentou publicamente, nesta quarta-feira (29), a polêmica em torno da saída da delegada Clércia Vasconcelos da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Feira de Santana. A movimentação gerou protestos na cidade, com moradores, lideranças sociais e representantes da causa feminina questionando os motivos da troca e cobrando o retorno da delegada ao cargo.
Questionado sobre a situação, o governador afirmou que a mudança faz parte de uma reestruturação na segurança pública do estado e negou qualquer processo de demissão da delegada. “Eu acompanhei a manifestação. A delegada não vai ser demitida. Houve erro, houve equívoco em vídeos que circularam. Ela será modificada de setor e transferida para outra área, inclusive aqui mesmo em Feira de Santana”, explicou Jerônimo.
O governador comparou a movimentação de cargos na polícia a outras áreas em que a fidelidade do público é importante, como a comunicação e a educação, mas destacou que na segurança pública é necessário evitar acomodações. “Na polícia não pode ser assim. Na segurança pública não pode se criar limo, tem que renovar para que os vícios não aconteçam”, afirmou.
Jerônimo destacou ainda que trocas como essa são parte de um processo natural de gestão. “O mundo sabe: três, quatro anos já é suficiente. Ontem mesmo ela foi removida para outro lugar. Espero que ela continue dando seu suor e sua inteligência na segurança pública. É isso que interessa.”
Jerônimo reforçou que mudanças são feitas semanalmente na estrutura da segurança do estado. “Todos os dias — talvez não todos, mas semanalmente — vocês acompanham as modificações que eu assino, trazendo uma pessoa para um canto, levando para outro, para oxigenar. Para a segurança pública, isso faz bem.”
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Luto Morre esposa do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia
Briga Homem mata irmão após briga por consumo de água
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Homicídio Homem é morto a tiros e outro fica gravemente ferido no bairro Conceição
Santo Estêvão Mulher trans encontrada amordaçada e com vários tiros pelo corpo em Santo Estêvão
Flagrante Polícia Militar prende suspeito de matar vendedor de frutas na Estação Nova Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado