Durante visita ao Centro de Convenções de Feira de Santana, onde o governador Jerônimo Rodrigues entregou cozinhas comunitárias, o prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo Bispo dos Anjos, o Joci, compartilhou detalhes da recente viagem que fez à França. Durante os dez dias em agendas institucionais no país europeu, o gestor destacou que a missão internacional superou as expectativas e trouxe aprendizados e propostas que podem ser aplicadas no desenvolvimento do município.
“Foi muito proveitosa. Fomos com uma programação definida, mas chegando lá a agenda praticamente dobrou. Os municípios ao redor de Paris são muito próximos, e conseguimos avançar bastante nos diálogos. Voltei cansado, mas com muita coisa boa na bagagem”, contou o prefeito.
Projetos inspirados na experiência francesa
Joci explicou que a principal motivação da viagem foi buscar soluções para o setor de infraestrutura. Ele pretende elaborar projetos que envolvem drenagem urbana, melhorias na mobilidade e novas construções. Um dos destaques é a intenção de implantar uma mídiateca, modelo semelhante ao das bibliotecas modernas vistas na França, além de buscar recursos para a construção de um centro de convenções no município.
“Antônio Cardoso só conta hoje com o espaço da escola estadual para eventos. Precisamos ter um equipamento próprio para recepcionar as pessoas, já que queremos atrair cada vez mais visitantes”, destacou.
Turismo como vetor de crescimento
O prefeito reforçou que está estruturando a Diretoria de Turismo, criada este ano, e elaborando um plano estratégico para fomentar a atividade turística em Antônio Cardoso. Ele ressaltou as potencialidades do município, que possui mais de 42 km de rios navegáveis – como o Jacuípe, o Crumataú e o Cavaco –, e mencionou a possibilidade de investir em turismo aquático, como canoagem, pesca esportiva e passeios de jet ski.
Além disso, Joci revelou um diálogo em andamento com a Unesco sobre a inclusão de Antônio Cardoso na “Rota da Escravidão”. O município tem relevância histórica nesse contexto, com a presença da antiga estrada da boiadeira. Segundo ele, o município foi convidado para integrar uma agenda internacional sobre educação que será realizada no dia 10 de junho, ao lado da cidade de São Paulo.
“Queremos que o mundo conheça nossos lugares. Mas, para isso, temos que investir em infraestrutura, construir hotéis, pousadas e espaços adequados para eventos”, afirmou.
Política local e infraestrutura pública
Ao ser questionado sobre a situação de dois vereadores aliados que tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, Joci garantiu que ambos recorreram das decisões e confia na reversão. “Sabemos que é uma situação delicada, mas isso acontece em todo o Brasil. Faz parte do processo democrático”, ponderou.
Sobre o prédio da Câmara Municipal, que atualmente ocupa o espaço de uma antiga escola estadual, o prefeito revelou planos de construir um novo centro administrativo. “Visitamos recentemente uma área que pretendemos adquirir para abrigar a Prefeitura, secretarias e também a Câmara. Isso permitirá que a antiga escola volte a ser um espaço cultural”, explicou.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Prefeito na Bahia Prefeito na Bahia é acusado de pagar contrato milionário terceirizado com verbas do Fundeb
Isenção Câmara discute isenção de Imposto de Renda para professores
Isenção de Impostos Lula deve sancionar na terça lei que isenta quem ganha até R$ 5 mil
Merenda Escolar. Secretaria de Educação Emite Nota Técnica em relação a Merenda Escolar.
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Imposto de Renda Comissão do Senado aprova isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado