Foto Carlos Valadares
Em evento realizado nesta terça-feira (28), no Centro de Convenções em Feira de Santana, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), reforçou o compromisso com o programa Bahia Sem Fome, destacando a urgência de tratar a fome como um problema estrutural que exige ações contínuas, permanentes e articuladas entre diferentes esferas de governo e sociedade.
“Quando a gente enfrenta os efeitos da seca ou da chuva, a resposta é diferente. Pode haver falhas na estrutura urbana ou rural, como falta de drenagem, mas são consequências de eventos climatológicos. A fome que combatemos aqui é diferente. É fruto do desemprego, do preconceito, das condições precárias de moradia. É estrutural e exige um enfrentamento firme e articulado”, afirmou o governador durante a cerimônia, que contou com a presença de prefeitos, vereadores, deputados, representantes de movimentos religiosos e sociais, além de lideranças da zona rural, urbana e da população em situação de rua.
Segundo o governador, o combate à fome não pode ser tratado como uma ação pontual, mas sim como uma política pública de Estado, capaz de atravessar governos e gestões. “O que fazemos aqui não é passageiro. Não é uma resposta provisória. Queremos construir uma política permanente, que continue independentemente de quem esteja no poder – seja prefeito, governador ou presidente”, afirmou.
Ele lembrou que a proposta do Bahia Sem Fome já constava em seu programa de governo em 2022, antes mesmo de sua eleição, e reforçou o alinhamento com o plano nacional Brasil Sem Fome, liderado pelo presidente Lula. “Lula puxou essa luta, e nós seguimos juntos. Desde a campanha, já dizíamos que criaríamos o Bahia Sem Fome, e hoje estamos aqui para fazer anúncios, entregas, renovar nosso compromisso com essa causa e, mais que tudo, celebrar as conquistas alcançadas até aqui”, disse.
De acordo com dados divulgados durante o evento, o programa já conseguiu superar a situação de insegurança alimentar e nutricional de mais da metade do público inicialmente identificado em situação de vulnerabilidade na Bahia.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Trânsito Motorista morre após colidir carro de passeio em carreta
Acidente Carro capota e deixa um morto na zona rural de Feira de Santana
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva