Foto Carlos Valadares
Em evento realizado nesta terça-feira (28), no Centro de Convenções em Feira de Santana, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), reforçou o compromisso com o programa Bahia Sem Fome, destacando a urgência de tratar a fome como um problema estrutural que exige ações contínuas, permanentes e articuladas entre diferentes esferas de governo e sociedade.
“Quando a gente enfrenta os efeitos da seca ou da chuva, a resposta é diferente. Pode haver falhas na estrutura urbana ou rural, como falta de drenagem, mas são consequências de eventos climatológicos. A fome que combatemos aqui é diferente. É fruto do desemprego, do preconceito, das condições precárias de moradia. É estrutural e exige um enfrentamento firme e articulado”, afirmou o governador durante a cerimônia, que contou com a presença de prefeitos, vereadores, deputados, representantes de movimentos religiosos e sociais, além de lideranças da zona rural, urbana e da população em situação de rua.
Segundo o governador, o combate à fome não pode ser tratado como uma ação pontual, mas sim como uma política pública de Estado, capaz de atravessar governos e gestões. “O que fazemos aqui não é passageiro. Não é uma resposta provisória. Queremos construir uma política permanente, que continue independentemente de quem esteja no poder – seja prefeito, governador ou presidente”, afirmou.
Ele lembrou que a proposta do Bahia Sem Fome já constava em seu programa de governo em 2022, antes mesmo de sua eleição, e reforçou o alinhamento com o plano nacional Brasil Sem Fome, liderado pelo presidente Lula. “Lula puxou essa luta, e nós seguimos juntos. Desde a campanha, já dizíamos que criaríamos o Bahia Sem Fome, e hoje estamos aqui para fazer anúncios, entregas, renovar nosso compromisso com essa causa e, mais que tudo, celebrar as conquistas alcançadas até aqui”, disse.
De acordo com dados divulgados durante o evento, o programa já conseguiu superar a situação de insegurança alimentar e nutricional de mais da metade do público inicialmente identificado em situação de vulnerabilidade na Bahia.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado
Prevenção às ISTs UPA Estadual de Feira de Santana promove ação educativa sobre prevenção às ISTs durante o Carnaval
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas