O secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, confirmou que o município irá implementar um novo modelo de marcação de exames e consultas. A medida, segundo ele, visa solucionar as falhas recorrentes do sistema anterior, o Feira Conectada, que gerava insatisfação entre os usuários do SUS na cidade.
“Nosso objetivo é melhorar o que claramente não está funcionando bem. Muitas pessoas relatavam dificuldades em marcar exames ou consultas pelo Feira Conectada. Fizemos um esforço importante para zerar a fila de exames e consultas de 2024, mas é evidente que, se continuarmos fazendo o mesmo, os resultados não serão diferentes”, afirmou Rodrigo.
As novas estratégias para a regulação de exames e consultas serão anunciadas nesta sexta-feira, ao lado do prefeito José Ronaldo de Carvalho. Segundo o secretário, as mudanças devem ter impacto direto e positivo na rotina dos usuários da atenção básica.
“É para beneficiar diretamente pessoas como dona Maria, que vai à unidade básica, é atendida pelo médico e precisa fazer um hemograma, mas encontra dificuldade até para realizar exames simples. Vamos mudar isso”, garantiu.
SAMU recebe sete novas ambulâncias
Outro avanço importante na área da saúde do município é a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Feira de Santana recebeu sete novas ambulâncias por meio de parceria com o Ministério da Saúde.
“São seis ambulâncias básicas para substituição de veículos antigos, que estavam constantemente quebrando e deixando de atender à população. Além disso, recebemos uma UTI móvel, que será um reforço para os casos mais graves. Essa ambulância vem equipada com médico, enfermeiro e condutor, pronta para situações como parada cardiorrespiratória e necessidade de intubação”, explicou o secretário.
Vacinação contra a Influenza é ampliada para todas as idades
Rodrigo Matos também destacou a ampliação da campanha de vacinação contra a Influenza. Com base em nota técnica do Ministério da Saúde, o público-alvo foi estendido, e agora qualquer pessoa a partir de seis meses de idade pode se vacinar.
“Temos hoje 103 salas de vacinação espalhadas pela sede e pelos distritos. Além disso, realizamos ações itinerantes e visitas domiciliares para vacinar pessoas acamadas. É um movimento robusto que já vacinou mais de 50 mil pessoas. Isso é mais do que a população de muitas cidades inteiras”, afirmou.
O secretário finalizou ressaltando que esse esforço tem surtido efeito, especialmente na redução de casos graves de Influenza em Feira de Santana.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Tempo limpo