
Logo após o anúncio da escolha do novo Papa, uma missa de ação de graças foi realizada na Catedral Metropolitana Sant’Ana na tarde desta quinta-feira(8). A celebração foi presidida por Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito de Feira de Santana. A missa contou com a participação de fiéis em comunhão com a Igreja de Roma.
Em mensagem ao povo católico, Dom Itamar refletiu sobre o significado da escolha de Leão XIV para a Igreja e para o mundo. Embora não conheça pessoalmente o novo pontífice, o arcebispo afirmou já ter ouvido diversas declarações e pronunciamentos dele. “Desde as primeiras palavras, percebi que será um grande continuador da missão do Papa Francisco. Sua primeira saudação foi ‘a paz esteja convosco’, sinal claro de que a paz continuará como pilar de seu pontificado”, declarou.
Foto: Carlos Valadares
Leão XIV, que sucede Francisco, é o 267º Papa da história da Igreja Católica. Para Dom Itamar, é importante reforçar que, apesar de muitos dizerem que ele substitui Francisco, “na verdade, ele é sucessor de Pedro, a quem Cristo confiou a missão de construir e liderar sua Igreja”.
O arcebispo destacou ainda que o papel do Papa vai além do catolicismo. “Ele não é eleito apenas para os católicos, mas para o mundo inteiro. Suas encíclicas, suas cartas e mensagens são dirigidas a todas as pessoas de boa vontade, que buscam caminhos para um mundo mais justo e solidário”, afirmou. Segundo ele, a missão papal é ser orientador da fé, defensor dos valores humanos, sociais, ecológicos e espirituais, além de denunciar as injustiças e os atentados contra a vida.
O novo Papa, norte-americano e proveniente de um país de maioria protestante, representa uma escolha simbólica e significativa. “Nunca devemos olhar de onde vem o Papa. O importante é que ele esteja a serviço da missão de Jesus Cristo, confiada a Pedro e a seus sucessores. Francisco nomeou mais de 80 cardeais, muitos de diferentes nações, justamente para garantir essa diversidade e representatividade no conclave”, explicou Dom Itamar.
Chamou atenção também o fato de Leão XIV ter sido nomeado cardeal há pouco mais de um ano pelo próprio Papa Francisco. “Isso é raro, mas todos os cardeais tiveram tempo de dialogar antes do conclave. E, sem dúvida, Leão XIV demonstrou ser alguém preparado para essa responsabilidade.”
Dom Itamar encerrou suas palavras destacando a escolha do nome do novo pontífice. “Leão XIII foi o Papa que publicou a encíclica Mater et Magistra, um dos documentos mais impactantes sobre a dignidade do trabalho. Vivemos tempos difíceis, de desemprego e fome, e acredito que Leão XIV buscará atualizar essa missão, com atenção especial ao mundo do trabalho e à justiça social.”
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado