A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou nesta terça-feira (29), o plano de segurança para a Micareta 2025, que acontece de 1º a 4 de maio. O evento contará com atuação integrada das polícias Militar, Civil, Técnica, Corpo de Bombeiros e outros órgãos. no novo Centro de Convenções de Feira de Santana,

Com investimento de R$ 11 milhões, o esquema inclui mais de 400 câmeras e tecnologia para contagem de público. “O monitoramento em tempo real permite alocação ideal dos recursos”, explicou o subsecretário da SSP, Marcel Oliveira.

O coronel Magalhães destacou que 5 mil policiais atuarão durante a festa: “Nossa premissa é o diálogo, com respeito aos direitos humanos. Durante a Micareta de Feira de Santana, a Polícia Militar utilizará câmeras nos uniformes de 100 policiais por dia, visando mais transparência. Ao todo, cerca de 5 mil policiais atuarão no evento, com 170 patrulhas no circuito e 20 em áreas adjacentes. As diárias já foram pagas antecipadamente e o alojamento e alimentação dos policiais foram organizados, com estrutura para descanso e apoio social", rerlatou.
O coronel destacou que a orientação é para uma polícia mediadora, com foco na mediação de conflitos e respeito aos direitos humanos, usando a força apenas quando necessário e de forma proporcional. Também haverá blitzes permanentes na cidade e em municípios vizinhos, sem interrupção das ações externas de policiamento.
A PRF atuará nas BRs 116 e 324. A inspetora Lívia Marcelino orientou motoristas a evitarem congestionamentos usando a entrada do km 524: “Bebida e direção não combinam. Usem carona ou aplicativo”. A fiscalização será intensificada durante a Micareta de Feira de Santana, com foco principal na fluidez do trânsito, especialmente no Anel de Contorno e na entrada da cidade, para evitar congestionamentos. A região do Portal do Sertão e o Anel do Diário terão reforço na fiscalização por serem áreas de grande fluxo, inclusive de caminhoneiros que apenas atravessam a cidade. Ela destacou ainda a instalação de um painel de mensagens próximo à avenida Nóide Cerqueira, orientando motoristas de veículos leves a usarem essa via como alternativa. Quanto ao combate ao tráfico de drogas, a PRF contará com apoio do grupo de operações com cães, intensificando abordagens para coibir a entrada de entorpecentes durante o evento", pontuou..

O coordenador da Polícia Civil destacou a importância de coibir o roubo e furto de celulares durante a Micareta, alertando que esses aparelhos são usados como moeda de troca por usuários de drogas e organizações criminosas. Ele orientou que os foliões anotem o número do IMEI dos seus aparelhos, pois esse dado facilita a localização e recuperação dos celulares pelas equipes de inteligência, que atuarão de forma velada entre o público.
Além disso, o delegado informou que unidades especializadas como o DENARC, DRACO, DEIC e a CORE estarão presentes, não só no circuito da festa, mas também em bairros periféricos, para coibir o tráfico de drogas e garantir a segurança na ida e volta dos foliões. Ele ressaltou a importância de registrar imediatamente a ocorrência em um dos postos da Polícia Civil espalhados pela cidade, pois isso ajuda a mapear as áreas com mais incidência de crimes e a direcionar ações estratégicas de combate.

O DPT também estará presente. “Faremos perícia em tempo real nas drogas e locais de crime”, informou o diretor-geral Oswaldo Silva. "O Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia científica na Bahia, atuará na Micareta realizando a coleta e análise de vestígios em locais de crime e em vítimas, com o objetivo de produzir provas materiais que auxiliem nas investigações e responsabilizações penais. Além disso, o DPT fará perícias em drogas apreendidas no circuito, para confirmar se são substâncias ilícitas. Tudo será documentado em laudos periciais apresentados às autoridades competentes"

O coronel Jadson, do Corpo de Bombeiros, explicou que a atuação da corporação na Micareta começa antes da festa, com a análise de projetos e vistorias em estruturas como camarotes, trios elétricos e carros de apoio. Durante o evento, os bombeiros realizam fiscalizações contínuas, atendimentos pré-hospitalares, salvamentos, combate a incêndios, identificação de crianças e apoio à assistência social na distribuição de alimentos a catadores de recicláveis.
Ele destacou que os principais atendimentos são relacionados a quedas, traumas e casos de coma alcoólico, e que as patrulhas dos bombeiros atuam para garantir uma resposta rápida, estabilizando as vítimas e encaminhando-as aos postos de saúde, o que pode ser crucial para salvar vidas.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Cédulas falsas Polícia Federal apreende menor ao receber encomenda postal com cédulas falsas em Feira de Santana
Operação Sapajus II Polícia Federal deflagra Operação Sapajus III contra tráfico de animais silvestres
Operação Intercessor PF e CGU deflagram Operação Intercessor contra desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro na Bahia
Crimes violentos Polícia Civil compõe ação integrada contra crimes violentos na Bahia
Apropriação Veículo é apreendido em loja de seminovos por apropriação indébita
Homicídio Corpo de homem é encontrado crivado de balas no distrito de Humildes Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva