Quarta, 30 de Abril de 2025 00:15
75 98251-4963
Polícia Micareta de Feira

Micareta terá 5 mil policiais e câmeras em uniformes: “Nossa premissa é o diálogo”, diz coronel

Coronel Magalhães detalha atuação da Polícia Militar com foco em mediação de conflitos, respeito aos direitos humanos e reforço na fiscalização com patrulhas, blitzes e estrutura de apoio

29/04/2025 15h25 Atualizada há 8 horas
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou nesta terça-feira (29),  o plano de segurança para a Micareta 2025, que acontece de 1º a 4 de maio. O evento contará com atuação integrada das polícias Militar, Civil, Técnica, Corpo de Bombeiros e outros órgãos. no novo Centro de Convenções de Feira de Santana,

Com investimento de R$ 11 milhões, o esquema inclui mais de 400 câmeras e tecnologia para contagem de público. “O monitoramento em tempo real permite alocação ideal dos recursos”, explicou o subsecretário da SSP, Marcel Oliveira.

O coronel Magalhães destacou que 5 mil policiais atuarão durante a festa: “Nossa premissa é o diálogo, com respeito aos direitos humanos.  Durante a Micareta de Feira de Santana, a Polícia Militar utilizará câmeras nos uniformes de 100 policiais por dia, visando mais transparência. Ao todo, cerca de 5 mil policiais atuarão no evento, com 170 patrulhas no circuito e 20 em áreas adjacentes. As diárias já foram pagas antecipadamente e o alojamento e alimentação dos policiais foram organizados, com estrutura para descanso e apoio social", rerlatou.

O coronel destacou que a orientação é para uma polícia mediadora, com foco na mediação de conflitos e respeito aos direitos humanos, usando a força apenas quando necessário e de forma proporcional. Também haverá blitzes permanentes na cidade e em municípios vizinhos, sem interrupção das ações externas de policiamento.

A PRF atuará nas BRs 116 e 324. A inspetora Lívia Marcelino orientou motoristas a evitarem congestionamentos usando a entrada do km 524: “Bebida e direção não combinam. Usem carona ou aplicativo”. A fiscalização será intensificada durante a Micareta de Feira de Santana, com foco principal na fluidez do trânsito, especialmente no Anel de Contorno e na entrada da cidade, para evitar congestionamentos. A região do Portal do Sertão e o Anel do Diário terão reforço na fiscalização por serem áreas de grande fluxo, inclusive de caminhoneiros que apenas atravessam a cidade. Ela destacou ainda a instalação de um painel de mensagens próximo à avenida Nóide Cerqueira, orientando motoristas de veículos leves a usarem essa via como alternativa. Quanto ao combate ao tráfico de drogas, a PRF contará com apoio do grupo de operações com cães, intensificando abordagens para coibir a entrada de entorpecentes durante o evento", pontuou..

O coordenador da Polícia Civil destacou a importância de coibir o roubo e furto de celulares durante a Micareta, alertando que esses aparelhos são usados como moeda de troca por usuários de drogas e organizações criminosas. Ele orientou que os foliões anotem o número do IMEI dos seus aparelhos, pois esse dado facilita a localização e recuperação dos celulares pelas equipes de inteligência, que atuarão de forma velada entre o público.

Além disso, o delegado informou que unidades especializadas como o DENARC, DRACO, DEIC e a CORE estarão presentes, não só no circuito da festa, mas também em bairros periféricos, para coibir o tráfico de drogas e garantir a segurança na ida e volta dos foliões. Ele ressaltou a importância de registrar imediatamente a ocorrência em um dos postos da Polícia Civil espalhados pela cidade, pois isso ajuda a mapear as áreas com mais incidência de crimes e a direcionar ações estratégicas de combate.

O DPT também estará presente. “Faremos perícia em tempo real nas drogas e locais de crime”, informou o diretor-geral Oswaldo Silva. "O Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia científica na Bahia, atuará na Micareta realizando a coleta e análise de vestígios em locais de crime e em vítimas, com o objetivo de produzir provas materiais que auxiliem nas investigações e responsabilizações penais. Além disso, o DPT fará perícias em drogas apreendidas no circuito, para confirmar se são substâncias ilícitas. Tudo será documentado em laudos periciais apresentados às autoridades competentes"

O coronel Jadson, do Corpo de Bombeiros, explicou que a atuação da corporação na Micareta começa antes da festa, com a análise de projetos e vistorias em estruturas como camarotes, trios elétricos e carros de apoio. Durante o evento, os bombeiros realizam fiscalizações contínuas, atendimentos pré-hospitalares, salvamentos, combate a incêndios, identificação de crianças e apoio à assistência social na distribuição de alimentos a catadores de recicláveis.

Ele destacou que os principais atendimentos são relacionados a quedas, traumas e casos de coma alcoólico, e que as patrulhas dos bombeiros atuam para garantir uma resposta rápida, estabilizando as vítimas e encaminhando-as aos postos de saúde, o que pode ser crucial para salvar vidas.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Nailanne

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.