A titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) em Feira de Santana, Clécia Vasconcelos, avaliou o cenário da violência contra a mulher nos primeiros quatro meses de 2025 e destacou a atuação da unidade no enfrentamento aos casos no município. Segundo ela, a delegacia segue funcionando 24 horas por dia, com a mesma estrutura que era oferecida na antiga sede, localizada na Avenida Maria Quitéria.
“O que já oferecíamos na DEAM da Maria Quitéria, continuamos oferecendo na nova sede: atendimento ininterrupto, 24 horas, com foco na proteção e acolhimento das vítimas”, afirmou a delegada.
Clécia ressaltou que, embora Feira de Santana não registre números alarmantes de feminicídio, a violência contra a mulher é um fenômeno crescente, não apenas na cidade, mas em todo o mundo. “Feira conta com uma rede de proteção completa, mas é preciso reconhecer que a violência contra a mulher tem crescido globalmente. E o combate a esse tipo de crime não é apenas uma questão policial ou legal. Vai além: é uma questão cultural, social. E hoje não podemos desprezar o impacto que o uso de drogas tem nesse contexto”, alertou.
Questionada sobre os crimes mais recorrentes registrados na unidade, Clécia apontou a violência corporal e as ameaças como os casos mais comuns. “Agressões físicas e ameaças ainda são as principais ocorrências que chegam à DEAM”, pontuou.
Ela também destacou o papel fundamental das medidas protetivas para garantir a segurança das mulheres. “O número de pedidos de medidas protetivas continua alto, mas posso afirmar que elas têm feito a diferença na vida de muitas mulheres. É uma ferramenta essencial de proteção, que salva vidas”, concluiu.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Ataque de cães Polícia Civil prende suspeito de usar cães para atacar pessoas no bairro da Graça
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos
Tráfico de drogas Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Aviário, em Feira de Santana.
Comando Vermelho Operação contra o Comando Vermelho na Bahia termina com 38 prisões e uma morte Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado