O novo Projeto de Lei 4742/24, proposto pela deputada Dani Cunha (União–RJ), prevê que o uso de celular, filmadora ou outro equipamento que comprometa o sigilo do voto enquanto o eleitor estiver na cabine de votação pode passar a ser crime no Brasil. O texto foi encaminhado à Câmara dos Deputados.
A proposta prevê multa de R$ 500 a R$ 1.000 a quem levar algum dos aparelhos à cabine, ainda que desligado, e pode gerar ainda uma pena de 1 a 3 anos de detenção.
Em caso de violação do sigilo do voto, a pena será de 2 a 5 anos de detenção. Além disso, quem divulga esse sigilo violado terá a mesma pena. O texto altera a Lei das Eleições e o Código Eleitoral e está em análise na Câmara dos Deputados.
De acordo com a proposta, celulares e outros equipamentos devem ser desligados e depositados em local à vista de mesários eleitorais e do eleitor. Quem se recusar a deixar o celular será impedido de votar.
O projeto revoga ainda o crime de violação do sigilo do povo, como estabelecido no Código Eleitoral, com pena de até 2 anos de detenção. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.
Segundo Dani Cunha (União-RJ), mesmo com norma do Tribunal Superior Eleitoral de 2024 proibindo uso de celular e outros equipamentos afins na cabine de votação, muitos eleitores descumpriram a obrigação. “Estamos propondo endurecer as penalidades para o eleitor que descumprir o dever de não usar equipamentos que possam violar o sigilo das votações."
'página virada' PT adota estratégia de tratar caso Coronel como 'página virada'
Santo Estevão Tiago Dias destaca avanços da gestão e garante São João ainda melhor em Santo Estevão
Angelo Coronel Em Santo Estevão, Angelo Coronel prestigia prefeito Tiago Dias e confirma saída definitiva da base governista
Perda de patente STM dá prazo para Bolsonaro se defender em processo por perda de patente
doação de sangue Vereador Albino Brandão propõe conversão de multas leves em doação de sangue
Prisão domiciliar Carlos Bolsonaro anuncia novo pedido de prisão domiciliar para o pai Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas