Foto: Carlos Valadares
A fiscalização veicular para a Micareta 2025 ocorrerá até o dia 20 de abril, garantindo que todos os veículos estejam em conformidade com as normas de segurança antes de acessarem o circuito da festa. Para garantir a segurança e a organização do evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) tornou obrigatória a Vistoria Veicular de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). O processo de inspeção começa no dia 7 de abril e será realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, das 08h às 12h, seguindo um calendário específico para cada categoria de veículo.
Foto: Carlos Valadares
José Carlos Bacelar, Coordenador de Fiscalização Preventiva Integrada, explicou o objetivo da vistoria: “A ideia é garantir a segurança da festa, verificando a condição dos veículos, incluindo itens como caixa de freios e documentação. Nosso objetivo é evitar qualquer imprevisto ou prejuízo durante a festa, garantindo que tudo transcorra sem problemas.”
A vistoria é obrigatória para todos os veículos que irão acessar o circuito da festa para prestar serviços. Isso inclui veículos de prestadores de serviço (como os de bebidas), veículos da imprensa, veículos de apoio à festa, além de veículos dos órgãos públicos, como o Ministério Público, a Prefeitura e o Governo do Estado. Todos esses veículos devem ser vistoriados para evitar riscos para a segurança do evento.
Durante a vistoria, serão verificados vários aspectos dos veículos, incluindo:
Conservação do veículo: O veículo deve estar em perfeitas condições mecânicas e estéticas.
Frenagem: O sistema de frenagem deve estar em perfeito estado de funcionamento.
Documentação: O veículo deve estar com todos os documentos exigidos pela legislação de trânsito.
Segurança: O veículo não pode apresentar avarias que possam representar riscos para os participantes da festa e para o trânsito.
Caso algum veículo não esteja em conformidade com as exigências legais, ele será orientado a fazer os reparos necessários. Após a regularização, o veículo poderá retornar para a vistoria e, se aprovado, receberá o selo de conformidade, permitindo que circule durante o evento.
Suporte e orientação aos condutores
A Semob oferece orientação prévia para os condutores, garantindo que todos saibam os procedimentos necessários para realizar a vistoria. Essa ação faz parte do esforço para manter a segurança e a ordem durante a festa. “Todo ano, os condutores são informados sobre os procedimentos e ficam cientes de seus papéis durante a fiscalização”, afirmou Bacelar.
A vistoria veicular é uma das medidas dentro do plano de segurança e organização da Micareta 2025. O objetivo principal é garantir que a festa ocorra de forma tranquila, sem acidentes e com a maior segurança possível para todos os participantes. “A intenção é trazer segurança, conforto e garantir que a festa seja um sucesso, sem imprevistos ou incidentes”, completou o coordenador.
O processo de vistoria se divide em três fases, onde a Primeira e segunda semanas são destinadas aos veículos de prestação de serviço (veículos de bebida, veículos dos órgãos públicos e da imprensa, entre outros) e a última semana, focada nos trios elétricos e nos carros de apoio à festa, incluindo os carros alegóricos e os carros de som.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado