Com o objetivo de valorizar o protagonismo feminino no samba, o Coletivo Clementinas realiza o show “Pérolas do Samba” neste sábado (05), às 19h, na Sala Principal do Teatro do Centro Cultural SESC, em Feira de Santana. O evento marca o início do Mês da Mulher Sambista. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla.
Formado por artistas de Feira de Santana e outras cidades baianas, o Coletivo Clementinas reúne cantoras, compositoras, instrumentistas, dançarinas e profissionais das artes e educação. Criado há três meses, o grupo busca fortalecer e divulgar o samba feito por mulheres na cidade e região, com um repertório que vai “do Sertão ao Litoral”.
O show conta com as idealizadoras Karol Freitas, Jô Chagas e Denise Fersan, além das artistas Amanda Braga, Amanda Novais, Beth Reis, Duda Lacerda, Islena Carolina, Jemima Silva, Kareen Mendes, Letícia Alexandra, Lindabrisa Branco, Luana Reis, Vanessa Batista e Victória Marques. A direção de arte e produção é de Isabely Seixas e Mari Falcão. O espetáculo também terá performances de dança em parceria com integrantes do grupo SOPROCOS Cia de Dança Contemporânea, como Adjanali Moreira e Roberto Barbosa.
O repertório homenageia sambistas consagradas como Dona Ivone Lara, Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Elza Soares, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, além de nomes contemporâneos como Teresa Cristina, Mart’nália, Mariene de Castro e Maryzélia, artista feirense.
O espetáculo também presta tributo a mestras do Samba de Roda da Bahia, como Dona Edith do Prato, Dona Dalva Damiana, Dona Nicinha e, em especial, Dona Chica do Pandeiro, de Feira de Santana. Outro destaque é a homenagem a Tia Ciata, símbolo da resistência e difusão do samba no Rio de Janeiro no século XIX.
Para Karol Freitas, o show é uma forma de ocupar espaços historicamente masculinos no samba:
“Mesmo ainda sendo minoria nas rodas e mesas de samba da cidade, estamos aqui, ocupando nosso lugar e mostrando a força da mulher sambista”, afirma a cantora.
SERVIÇO
Show “Pérolas do Samba” – Coletivo Clementinas
? Quando: 05 de abril (sábado), às 19h
? Onde: Teatro do Centro Cultural SESC – Feira de Santana/BA
?️ Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
? Onde comprar: Bilheteria do Teatro (seg a sex, 09h às 18h; sáb, 08h às 15h; em dias de evento até as 20h) ou pelo Sympla
? Link direto: Sympla - Pérolas do Samba
? Instagram: @coletivoclementinas
Sobre o Coletivo Clementinas
Criado no final de 2024 por Karol Freitas, Jô Chagas e Denise Fersan, o Coletivo Clementinas surgiu com o propósito de ampliar a participação feminina no samba em Feira de Santana e valorizar a história de sambistas e sambadeiras da Bahia.
Mesmo sendo fundamentais para o surgimento e manutenção do samba, as mulheres ainda enfrentam apagamento histórico e pouca visibilidade. O coletivo se propõe a reverter esse cenário, promovendo encontros artísticos e homenagens a grandes nomes do samba feminino.
Integrantes:
Karol Freitas (voz), Jô Chagas (voz), Denise Fersan (voz e flauta), Amanda Braga (percussão), Amanda Novais (percussão e violão), Beth Reis (percussão), Duda Lacerda (cavaquinho e voz), Iasmin Maria (percussão), Islena Carolina (voz), Jemima Silva (percussão e voz), Juliana Oliveira (voz), Kareen Mendes (voz), Letícia Alexandra (baixo e voz), Lindabrisa Branco (voz), Luana Reis (voz, violão e percussão), Maria Struduth (percussão e voz), Vanessa Batista (voz), Victória Marques (violão, percussão e voz), Isabely Seixas (fotografia e direção de arte), Lucy Fagundes (produção) e Mari Falcão (dança e produção).
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 35°
Tempo nublado