A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu os voos da companhia aérea Voepass por falta de segurança nas operações. A medida entra em vigor a partir desta terça-feira (11).
"A Anac determinou a suspensão das operações da empresa até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes", informou a agência.
De acordo com a agência, a suspensão tem caráter cautelar e deve vigorar até que a companhia aérea "comprove a correção de não conformidades relacionadas ao sistema de gestão previstas em regulamentos".
“A decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação nos padrões de segurança exigidos”, completa a nota.
A agência informou que após o acidente aéreo, em agosto do ano passado, em Vinhedo (SP), que deixou 62 pessoas mortas, houve a implantação de uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia aérea.
“Em outubro de 2024, foram exigidas pela Anac medidas como redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves com vistas à manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para as correções das irregularidades”, contou.
A partir disto, funcionários da agência estiveram nas bases de operação e manutenção da Voepass para verificar as condições necessárias para garantir nível adequado de segurança nas operações aéreas.
"Além disso, foi constatada a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela agência nas ações de vigilância e fiscalização anteriores e a falta de efetividade do plano de ações corretivas. Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea", explicou.
Atualmente, a companhia aérea contra com seis aeronaves. A operação inclui 15 locais com voos comerciais e duas com contratos de fretamento, informou a Anac.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado