O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A decisão marca a oitava mudança no primeiro escalão do governo desde o início do terceiro mandato. Para assumir a pasta, Lula escolheu Alexandre Padilha, que até então ocupava a Secretaria de Relações Institucionais.
Nísia, que estava no cargo desde janeiro de 2023, vinha enfrentando pressões dentro do governo para adotar uma postura mais política e acelerar entregas consideradas estratégicas. As cobranças aumentaram ao longo do ano em reuniões fechadas com o presidente no Palácio do Planalto.
Primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde, Nísia Trindade foi anunciada ainda na transição de governo, em dezembro de 2022. Antes de assumir o cargo, presidiu a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sua saída reduz, pelo menos por ora, o número de ministras no governo para nove, em um total de 38 pastas.
Padilha, por sua vez, retorna ao Ministério da Saúde, posição que ocupou durante o governo Dilma Rousseff (PT). A troca também abre espaço para ajustes na equipe ministerial, já que sua saída da Secretaria de Relações Institucionais faz parte de um movimento mais amplo de reformulação dentro do governo.
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais
Big techs STF define regras e dá 60 dias para big techs ampliarem combate a conteúdos ilegais
Antecipação Servidores estaduais terão salário antecipado antes do São João, anuncia governador Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas