O Ministério da Educação (MEC) abre, nesta terça-feira (4), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025. O prazo vai até 7 de fevereiro, e os candidatos devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Ao todo, serão ofertadas mais de 112 mil vagas, distribuídas entre os processos seletivos do primeiro e do segundo semestre deste ano.
Para concorrer ao financiamento, é necessário ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas, sem ter zerado a redação. Inscritos como “treineiros” no Enem não podem participar da seleção.
Nesta edição, 50% das vagas do Fies Social serão reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esses candidatos, o financiamento cobrirá integralmente os custos educacionais. A base de dados do CadÚnico usada para conferência será a de 11 de janeiro de 2025.
O processo de inscrição ocorre em etapas. Após acessar o sistema com a conta Gov.br, o candidato deve preencher seus dados pessoais e fazer a autodeclaração étnico-racial, caso queira concorrer a vagas reservadas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Em seguida, ele pode escolher até três cursos em diferentes instituições e estados, definir a ordem de preferência e inserir informações financeiras. Ao final, é necessário revisar os dados e salvar o comprovante de inscrição.
A classificação dos candidatos será feita com base na nota do Enem, respeitando os critérios de priorização. Terão preferência aqueles que ainda não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies. Em seguida, serão considerados candidatos que já quitaram financiamentos anteriores e, por último, aqueles que já possuem diploma universitário.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Quem não for chamado na primeira fase entrará automaticamente na lista de espera, cujo período de convocação vai de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Criado em 2001, o Fies financia cursos de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Em 2024, o governo instituiu o Fies Social, ampliando o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026
Instabilidade ChatGPT apresenta instabilidade nesta sexta Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas