O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou a suspensão da entrada de imigrantes em situação irregular na fronteira com o México. O documento foi assinado nesta quarta-feira (22).
A Casa Branca afirmou que o governo está protegendo o país de uma “invasão”. Também hoje, o Pentágono afirmou que enviará 1.500 soldados da ativa para a divisa dos EUA com o México para conter o fluxo de travessias.
A medida se soma a uma série de restrições anunciadas desde que o republicano retornou oficialmente à Casa Branca, em 20 de janeiro.
“O Presidente Trump está autorizando e instruindo o Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Justiça e o Departamento de Estado a tomar todas as medidas necessárias para repelir, repatriar e remover imediatamente estrangeiros ilegais através da fronteira sul dos Estados Unidos”, disse a Casa Branca, de acordo com O Globo.
O envio de tropas para a fronteira Sul acontece na esteira da declaração de emergência na região, anunciado no seu primeiro ato na Presidência, que facilita a liberação de recursos federais e mobilização das Forças Armadas.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quarta que o republicano “assinou uma ordem executiva para enviar 1.500 militares adicionais para a fronteira sul dos Estados Unidos”.
O novo contingente se juntará a 2.500 soldados da reserva do Exército e da Guarda Nacional convocados nos últimos meses para apoiar as autoridades policiais federais.
Ainda segundo a reportagem, as missões incluem detecção e monitoramento, entrada de dados, treinamento, transporte e manutenção para ajudar a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, que é responsável por impedir ou negar a passagem de migrantes sem visto.
Apesar da decisão, Trump não deixou claro quais funções os 4.000 soldados terão, mas especula-se que este número poderá ser ampliado para 10 mil.
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026
Instabilidade ChatGPT apresenta instabilidade nesta sexta Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas