A Secretaria da Receita Federal esclareceu que o novo modelo de fiscalização das movimentações financeiras, que agora inclui informações sobre transações realizadas via PIX, não tem como objetivo penalizar os pequenos empresários do Brasil.
Desde o início deste ano, o órgão ampliou o escopo de sua fiscalização sobre as transações financeiras, passando a receber dados de operadoras de cartão de crédito (como carteiras digitais) e de instituições de pagamento que oferecem serviços de maquininhas, entre outros.
"É exatamente o contrário, a gente não tem nem condição de fiscalizar dezenas de milhões de pessoas que movimentam valores baixos. A gente quer automatizar isso para poder melhor orientar esse tipo de contribuinte a se regularizar, por exemplo. Se a pessoa não tem uma empresa aberta, ela pode abrir um MEI, alguma coisa assim. Mas não tem nem sentido a Receita Federal ir para a fiscalização repressiva nesses casos", explicou o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
O secretário explicou, em entrevista ao g1, que a coleta de informações financeiras dos contribuintes visa "liberar a mão de obra" da Receita Federal, permitindo que o órgão direcione seus esforços para áreas realmente críticas, como os grandes valores, ou seja, empresas de maior porte. "Não é esse tipo de contribuinte [pequeno]. Para esse contribuinte, essas medidas são importantíssimas porque elas facilitam a vida dele. Tiram o ônus de prestar outras declarações para a Receita Federal, e diminui o risco de caírem nas margens fiscais da Receita Federal", acrescentou Robinson.
Brasil Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas