Até 2030, Paris pretende remover 60 mil vagas de estacionamento das ruas e as substituir por árvores. Essa é uma das metas delineadas no Plano Climático 2024-2030, lançado pelo governo em novembro e já aprovado pelo Conselho de Paris, o equivalente a uma câmara municipal.
A Cidade Luz já recebeu muita atenção internacional pelas medidas que tomou para reduzir as emissões de carbono nos últimos anos, especialmente desde que a prefeita Anne Hidalgo assumiu o cargo em 2014.
Sob o lema “Faster, Fairer, More Local” (Mais rápido, mais justo, mais local, em tradução livre), o novo plano visa uma cidade mais resiliente contra condições climáticas extremas, mais amigável aos pedestres e com menos carros. Para atingir essa meta, Paris promete estabelecer 300 hectares de novos espaços verdes até 2030, com 10% dessa área entregue até 2026.
A remoção de estacionamentos públicos será uma medida importante do projeto. Por exemplo, muitas vagas de meio-fio podem ser substituídas com relativa facilidade por fileiras de árvores plantadas em canteiros – o que também auxilia na absorção de água da chuva.
A criação de “praças oásis” em cada um dos 20 distritos de Paris adicionará outras áreas verdes, onde árvores e gazebos oferecerão aos pedestres um refúgio do sol e ajudarão a diminuir as temperaturas ao redor.
Do cinturão cinza ao cinturão verde: o anel viário está sendo transformado, de forma concertada e progressiva. Imagem: Cidade de Paris.
O gerenciamento de temperatura também é abordado no projeto. Ondas de calor recentes mostraram que a cidade gera um intenso efeito de “ilha de calor” – fenômeno caracterizado por temperaturas mais altas em áreas urbanas, em comparação com regiões rurais próximas.
O objetivo do plano é repensar os horários diários para pessoas que trabalham ao ar livre, além de assumir o compromisso de instalar telhados frios ou refletivos – que absorvem menos calor – em 1 mil edifícios públicos.
  21 Dias de Ativismo Campanha dos 21 Dias de Ativismo reforça o enfrentamento à violência contra as mulheres em Feira 
 Riscos da diabetes Campanha de conscientização alerta para riscos da diabetes à visão 
 Seminário na Uefs Seminário na Uefs debate tutela coletiva e direitos do consumidor 
 Novembro Azul Bahia registra a segunda maior incidência de câncer de próstata no país 
 Situação de rua Brasil registra 358 mil pessoas em situação de rua, com crescimento expressivo no Norte 
 Veículos Antigos  Centro de Convenções será palco do 13º Encontro de Veículos Antigos Princesa do Sertão Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado