Sábado, 25 de Janeiro de 2025
75 98251-4963
Geral Limpeza de canais

Prefeitura de Feira de Santana inicia limpeza de canais para prevenir transtornos com chuvas

A ação integra o compromisso da gestão municipal em garantir mais segurança e qualidade de vida para os moradores, prevenindo alagamentos e outros transtornos causados pelas chuvas.

06/01/2025 17h29
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias

Foto: Carlos Valadares

A Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana deu início, nesta segunda-feira (6), a uma ampla ação de limpeza nos principais canais da cidade, como medida preventiva contra os problemas causados pelas chuvas. Segundo o secretário Justiniano França, a iniciativa foi determinada pelo prefeito e está sendo executada pela Companhia de Engenharia de Saneamento e Patrimônio (CESP) e pela empresa SOMA.

“Estamos realizando ações nos canais que causaram transtornos nas últimas chuvas. Na Avenida Canal, próxima à Tomé de Souza e às Abaraúnas, estamos utilizando métodos manuais. No bairro Feira X, a equipe também está atuando manualmente. Já a SOMA está focada no canal do Santo Antônio dos Prazeres, removendo entulhos e materiais inapropriados”, destacou o secretário.

Foto: Carlos Valadares

Durante os trabalhos, foram encontrados diversos objetos que comprometem o fluxo das águas, como sucatas de geladeiras, sofás, colchões e fogões. O secretário reforça a importância da colaboração da população para evitar o descarte irregular de materiais.

De acordo com Justiniano França, um levantamento identificou sete canais prioritários que necessitam de limpeza imediata, incluindo:

  • O Parque Linear;

  • O canal do Santo Antônio dos Prazeres;

  • O canal do bairro Cidade Nova, que passa subterraneamente pela Itaia e chega à Mangabeira;

  • O canal que atravessa a Fraga Maia, próximo a um posto de combustível;

  • Um canal na localidade de Campo do Maracanhão, no Campo Limpo.

A Defesa Civil também está participando das visitas técnicas para definir as ações necessárias em cada localidade. “Queremos minimizar os efeitos das grandes chuvas previstas”, explicou o secretário.

Plano de macrodrenagem

Foto: Carlos Valadares

No centro da cidade, alagamentos como o da Avenida Maria Quitéria, próximo ao antigo prédio da Delegacia da Mulher, também são preocupantes. “Esses problemas só serão resolvidos de forma definitiva com a implantação do Plano Municipal de Macrodrenagem e Águas Pluviais. Estamos iniciando a limpeza dos túneis e dutos esta semana para melhorar o escoamento”, concluiu Justiniano França.

A ação integra o compromisso da gestão municipal em garantir mais segurança e qualidade de vida para os moradores, prevenindo alagamentos e outros transtornos causados pelas chuvas.

Com informações: Carlos Valadfares

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.