Foto: Carlos Valadares
A Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana deu início, nesta segunda-feira (6), a uma ampla ação de limpeza nos principais canais da cidade, como medida preventiva contra os problemas causados pelas chuvas. Segundo o secretário Justiniano França, a iniciativa foi determinada pelo prefeito e está sendo executada pela Companhia de Engenharia de Saneamento e Patrimônio (CESP) e pela empresa SOMA.
“Estamos realizando ações nos canais que causaram transtornos nas últimas chuvas. Na Avenida Canal, próxima à Tomé de Souza e às Abaraúnas, estamos utilizando métodos manuais. No bairro Feira X, a equipe também está atuando manualmente. Já a SOMA está focada no canal do Santo Antônio dos Prazeres, removendo entulhos e materiais inapropriados”, destacou o secretário.
Foto: Carlos Valadares
Durante os trabalhos, foram encontrados diversos objetos que comprometem o fluxo das águas, como sucatas de geladeiras, sofás, colchões e fogões. O secretário reforça a importância da colaboração da população para evitar o descarte irregular de materiais.
De acordo com Justiniano França, um levantamento identificou sete canais prioritários que necessitam de limpeza imediata, incluindo:
O Parque Linear;
O canal do Santo Antônio dos Prazeres;
O canal do bairro Cidade Nova, que passa subterraneamente pela Itaia e chega à Mangabeira;
O canal que atravessa a Fraga Maia, próximo a um posto de combustível;
Um canal na localidade de Campo do Maracanhão, no Campo Limpo.
A Defesa Civil também está participando das visitas técnicas para definir as ações necessárias em cada localidade. “Queremos minimizar os efeitos das grandes chuvas previstas”, explicou o secretário.
Plano de macrodrenagem
Foto: Carlos Valadares
No centro da cidade, alagamentos como o da Avenida Maria Quitéria, próximo ao antigo prédio da Delegacia da Mulher, também são preocupantes. “Esses problemas só serão resolvidos de forma definitiva com a implantação do Plano Municipal de Macrodrenagem e Águas Pluviais. Estamos iniciando a limpeza dos túneis e dutos esta semana para melhorar o escoamento”, concluiu Justiniano França.
A ação integra o compromisso da gestão municipal em garantir mais segurança e qualidade de vida para os moradores, prevenindo alagamentos e outros transtornos causados pelas chuvas.
Com informações: Carlos Valadfares
Por: Mayara Nailanne
Brasil Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas