Considerando o calendário baiano e soteropolitano, o ano de 2025 deve ser positivo para aproveitarem os feriados pronlongados, seja para descansar ou se divertir.
Serão 15 feriados oficiais em todo o ano, excluindo os dias de Carnaval – que tradicionalmente já pautam o verão baiano. No entanto, ainda surgirão oportunidades para aproveitar as datas comemorativas nacionais, estaduais ou municipais.
Além do Carnaval, que possui seis dias de festa (sem contar o pré-Carnaval), os baianos aproveitarão dois "super feriados". Na Sexta-feira Santa e o Tiradentes, nos dias 18 de abril e 21 de abril, respectivamente; e o Corpus Christi e o São João, nos dias 19 de abril e 24 de junho, respectivamente. Confira as datas:
4 de março (terça-feira) – Carnaval
Segundo o calendário oficial, o Carnaval é comemorado 40 dias antes do Domingo de Ramos, que é a terça-feira de Carnaval. A prática na Bahia considera, por sua vez, a quinta-feira anterior à data oficial, onde as chaves da cidade são entregues ao Rei Momo, dando início a festa profana.
18 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa
A Sexta-feira Santa é um feriado nacional cristão que marca a morte de Jesus Cristo, e antecede a Páscoa, que celebra a ressurreição do mesmo.
21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes
O feriado nacional e histórico de Tiradentes relembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, célebre mártir da Inconfidência Mineira, uma revolução popular no século XVIII contra a execução da derrama – cobrança de um imposto abusivo cobrado pela Coroa Portuguesa – e o domínio português no Brasil.
1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalho
No dia 1° de maio é comemorado internacionalmente o Dia do Trabalho e o Dia do Trabalhador. A data remonta a uma revolução trabalhista norte-americana protagonizada por trabalhadores em Chicago em 1º de maio de 1886.
19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
O Corpus Christi é um feriado catolico nacional que comemora a Eucaristia, rito que aproxima o "corpo de Cristo" dos fiéis. No Brasil, a comemoração se popularizou no século XX e é comemorada com procissões e festas religiosas.
24 de junho (terça-feira) – São João
Nacionalmente, o São João não é um feriado no Brasil, mas na Bahia, assim como outros estados do Nordeste, a comemoração regional é uma das mais importantes do ano e é comemorada especialmente nas pequenas cidades.
7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
A independência do Brasil é comemorada nacionalmente desde 1946 e marca o fim do domínio português sobre o país.
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
O feriado de Nossa Senhora Aparecida é celebrado nacionalmente no dia 12 de outubro e é popularmente conhecido como "Dia das Crianças".
2 de novembro (domingo) – Finados
O Dia de Finados é um feriado nacional dedicado à memória dos entes falecidos, e é popularmente marcada por visitas a cemitérios e igrejas em todo o Brasil.
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
No dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República do Brasil, com o final da monarquia e deposição do imperador Dom Pedro II em 1889, por grupos militares.
20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
Desde 2024, o Dia da Consciência Negra se tornou feriado nacional em todo o Brasil. Comemorado no dia 20 de novembro a data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, um homem negro escravizado que viveu no século XVII. Zumbi ficou conhecido por ser o líder do maior quilombo registrado na história do Brasil Colônia, o Quilombo dos Palmares.
08 de dezembro (segunda-feira) – Nossa Senhora da Conceição da Praia
O dia 08 de dezembro é marcado por ser o dia em que baianos dedicam homenagens e celebram Nossa Senhora da Conceição da Praia, a padroeira do estado. O feriado é municipal.
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
O natal é a última celebração Cristã do ano e é mundialmente reconhecido pelo nascimento de Jesus Cristo.
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais
“Pôr do Jau” “Pôr do Jau” reúne Edson Gomes e Jau em tarde histórica neste sábado em Feira de Santana
“Os Saltimbancos” Clássico “Os Saltimbancos” chega a Feira de Santana neste sábado na praça da Kalilândia
“Declama, Preta” Espetáculo “Declama, Preta” celebra a força das mulheres negras no palco do Amélio Amorim
Seresta do Rasta Audiovisual do Seresta do Rasta e Amigos chega as plataformas digitais Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 31°
Parcialmente nublado