Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (02), no Paço Municipal, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o vice-prefeito e atual secretário de Educação Pablo Roberto, o secretário de Saúde Rodrigo Matos, e o presidente da Câmara de Vereadores Marcos Lima, reuniram-se com jornalistas para anunciar um esforço concentrado destinado a reduzir a demanda reprimida de exames na rede pública de saúde.
Foto: Carlos Valadares
Segundo Rodrigo Matos, o mutirão visa acelerar as marcações de exames que estão atrasadas. “Chamamos isso de esforço concentrado para reduzir drasticamente a demanda reprimida. O objetivo é atender a população que aguarda há meses por exames solicitados e ainda não realizados, cumprindo uma promessa feita durante a campanha eleitoral. Temos um prazo desafiador de 100 dias para concluir essa meta”, explicou.
Para alcançar a meta, as policlínicas municipais serão o ponto de recepção das solicitações, evitando congestionamento em locais como a Secretaria de Saúde. A população será convocada de forma escalonada, com datas específicas para exames solicitados entre junho e novembro de 2024.
Rodrigo Matos também destacou a importância de monitorar a qualidade e a agilidade na entrega de laudos, especialmente em exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia. "Não adianta realizar o exame se o laudo demora a sair, atrasando o retorno do paciente ao médico e, consequentemente, o início do tratamento", afirmou.
O cadastramento para o mutirão começa no dia 8 de janeiro, e a realização dos exames ocorrerá simultaneamente, sem esperar o término do cadastro em 23 de janeiro. Matos ressaltou que o esforço inclui também o aumento da oferta de exames, alinhando a demanda reprimida à capacidade de atendimento do município.
“Esse exercício permitirá entender melhor quais exames são mais requisitados e quais apresentam maior gargalo, para que possamos trabalhar no aumento efetivo da oferta”, disse o secretário. Ele garantiu que todos os tipos de exames, desde os mais simples, como eletrocardiogramas, até os de alta complexidade, serão contemplados.
Durante o primeiro dia de gestão, Matos visitou a Central de Regulação, o SAMU e a UPA da Mangabeira, além de despachar diretamente da Secretaria de Saúde. "Precisamos avançar em questões estruturais e processuais, mas estamos firmes e organizados para enfrentar esses desafios de forma eficiente", concluiu.
Para maior conforto da população, o processo será regionalizado, com cada policlínica recepcionando os pedidos de acordo com a área de abrangência. A divisão em dias específicos por período de solicitação foi planejada para garantir a celeridade do processo.
O secretário ainda reforçou que, mesmo após o mutirão, quem não atender à convocação terá seus exames encaminhados dentro do fluxo regular de marcações. "O mutirão é uma ação concentrada para atender a demanda reprimida, mas ninguém ficará sem assistência", garantiu.
Com inofrmações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Furto de cabos Furto de cabos de energia impacta mais de 7 mil baianos em 2025, aponta Neoenergia Coelba
Dívidas do Fies Governo abre novo prazo para renegociação de dívidas do Fies
Furacão Melissa Furacão Melissa deixa ao menos 20 mortos no Haiti e provoca evacuações em Cuba
Altas temperaturas Altas temperaturas já matam mais de 500 mil pessoas por ano, alertam cientistas
parto inesperado PRF participa de parto inesperado na BR 324
irregularidades Anvisa proíbe mais uma marca de café por irregularidades Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas