Escolhido pela maioria dos colegas parlamentares (20 votos favoráveis e 1 contra), o vereador Marcos Lima (UB) foi eleito para presidir a Câmara Municipal de Feira de Santana no biênio 2025-2026. A eleição, que teve apenas uma chapa concorrendo, aconteceu em sessão solene nesta quarta-feira (1º), após a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, eleitos no último pleito eleitoral. De sua atuação à frente do Poder Legislativo, afirmou na Tribuna Maria Quitéria o novo dirigente, a população pode esperar firmeza e trabalho em prol do crescimento e desenvolvimento do Município. “Estarei aqui para trabalhar, dia e noite, com dignidade e respeito, a fim de honrar esta Casa, os vereadores e o povo feirense”, garantiu.
Em breve discurso, após ser declarado o vitorioso por Eremita Mota (PP), que dirigiu a sessão, Marcos Lima fez agradecimentos especiais a todos que lhe auxiliaram e apoiaram durante o processo de candidatura. Citou gratidão a correligionários, vereadores da base da oposição e ao prefeito José Ronaldo, que mesmo não se envolvendo diretamente na eleição da Câmara, teria aconselhado quem procurou orientação. “Encaramos uma disputa acirrada. A missão não foi fácil, mas conseguimos permanecer firmes e fortes”, disse.
Os demais integrantes da Mesa Diretora que foram eleitos, são: Pedro Américo (Cidadania), 1º vice-presidente; Marcos Carvalhal (PL), 2º vice-presidente; Ron do Povo (PP), 3º vice-presidente; Lu de Ronny (PV), 1ª secretária; Ismael Bastos (PL), 2º secretário; e Edvaldo Lima (UB), 3º secretário; Os parlamentares elegeram também para Corregedor da Casa Legislativa, o vereador Galeguinho SPA (UB), que já ocupava o cargo e foi reconduzido.
O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA
Marcos Antonio dos Santos Lima, o Marcos Lima, tem 47 anos. É feirense, nascido e criado no bairro Rua Nova, local onde iniciou sua carreira política. Conforme divulgado em suas redes sociais, um dos orgulhos de sua existência é o de sempre ter batalhado e trabalhado na vida. Foi eleito vereador da Princesa do Sertão pela primeira vez em 2012, com 1567 votos. Reeleito em 2016, conseguiu aumentar em 350% a votação, obtendo o apoio de 5430 eleitores.
Em 2020, com 3.776 votos, acabou ficando na suplência. Mas, com o pedido de licença do vereador titular Pedro Américo para exercer o cargo de secretário Municipal de Agricultura, assumiu a vaga por um período. Em novembro de 2023, assumiu o cargo de diretor-presidente da Fundação Municipal Egberto Tavares Costa. Concorrendo na eleição de 2024, conquistou o atual mandato com 5.854 votos.
Benefícios do INSS Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos nos benefícios do INSS
Cadastro de foragido Senado vai avaliar criação de cadastro de foragidos do sistema prisional
Traumatismo Bolsonaro sofre traumatismo cranioencefálico após queda na cela da PF
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Tribunal da Bahia STF decide que ALBA não poderá julgar contas de tribunal da Bahia
FIscalização Ônibus escolar é usado para turismo em cidade baiana e pode gerar punições Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas