Garantir ao migrante o acesso a direitos sociais e aos serviços públicos, promover o respeito à diversidade e à interculturalidade e combater toda forma de discriminação. Estes são os principais objetivos do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, que estabelece as diretrizes para implantação da Política Municipal para a população migrante, apátrida, solicitante de refúgio e refugiado no município de Feira de Santana. A proposta é de autoria do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL).
A política de ações públicas, que inclui programas educativos de combate à xenofobia e o racismo, a proposta deverá ser implementada sob articulação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO). Para viabilizar essas ações, é prevista a cooperação entre Município, Estado e União, para possibilitar a atuação em rede, inclusive envolvendo a sociedade civil. O Poder Público deverá oferecer acesso a um canal de denúncias para atendimento, em casos de violação aos direitos humanos.
Ainda de acordo com o projeto, a população migrante e suas diferentes comunidades terão tratamento com isonomia, priorizando os direitos e o bem-estar da criança e do adolescente. “Devem ser respeitadas também as especificidades de gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade e religião”, destaca Jhonatas Monteiro. Ele acrescenta que deverão ser divulgadas informações sobre os serviços públicos municipais direcionadas à população, com distribuição de materiais acessíveis.
A promoção da inclusão, de acordo com o autor do projeto, poderá ser viabilizada por meio de parcerias com órgãos ou entidades de outras esferas federativas, o que contribuirá para agilizar a emissão de documentos. Vale lembrar que é considerada população migrante todas as pessoas que se transferem de seu lugar de residência habitual em outro país para o Brasil, compreendendo imigrantes laborais, estudantes, apátridas, bem como suas famílias.
Brasil Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado