Os dados da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgados na terça-feira (19) revelam uma queda significativa no hábito de leitura entre os brasileiros. O levantamento mostra que, nos últimos quatro anos, o país perdeu 6,7 milhões de leitores.
Pela primeira vez desde o início do estudo, em 2001, o número de pessoas que não leem ultrapassou o daqueles que tiveram contato com livros, sejam físicos ou digitais. De acordo com a pesquisa, 53% da população com 5 anos ou mais (equivalente a 107,6 milhões de brasileiros) não leram qualquer material do mercado editorial, como livros de ficção, não ficção, autoajuda, didáticos, infantojuvenis ou mesmo textos religiosos, nos três meses anteriores ao estudo.
A situação é ainda mais preocupante quando se trata da leitura de obras completas: 73% (148 milhões de pessoas) não finalizaram nenhum livro nesse período. A última pesquisa, divulgada em 2020, apontava que 52% dos brasileiros haviam lido ao menos parte de uma obra e que 31% havia completado uma leitura nos três meses que a antecederam.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado