A observação do último eclipse da Lua deste ano, entre a noite de terça-feira (17) e a madrugada de quarta (18), pode ser atrapalhada devido às condições climáticas. Nos últimos dias, a poluição já tem provocado a alteração da cor do Sol e da Lua, deixando-os em tons avermelhados.
Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte dela passa pela sombra escura da Terra. Neste caso, está previsto que cubra 3,5% da área total da Lua, em fase umbral. Os outros 96,5% estarão em fase penumbral, uma sombra mais clara. O Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo do eclipse em seu canal no Youtube.
Na capital paulista, a previsão do tempo indica muita nebulosidade após um período de chuva no domingo (15) e na segunda-feira (16). Já no interior do estado, além de outras regiões do país, o problema para a visibilidade é o acúmulo de fumaça dos incêndios florestais.
De acordo com especialistas, não é preciso nenhum equipamento especial para observação. O próximo eclipse lunar total, em que a Lua entra totalmente na umbra, só poderá ser admirado do território brasileiro em 14 de março de 2025.
Fonte: Metro1
Brasil Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas