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Geral Mobilidade urbana

Superintendente Municipal de Trânsito fala sobre medidas para melhorar o trânsito e reduzir congestionamentos

A disciplina e a educação no trânsito são essenciais para que essas medidas funcionem

29/08/2024 11h51
Por: Carlos Valadares

Foto: Carlos Valadares

A mobilidade urbana em Feira de Santana é marcada por congestionamentos e um trânsito caótico, gerando grandes queixas tanto de motoristas quanto de pedestres. A cidade enfrenta o desafio de uma expansão urbana desordenada, o que dificulta a fluidez do tráfego. Para melhorar a situação, estão sendo adotadas medidas como a sincronização de semáforos e a instalação de novos equipamentos para otimizar o fluxo durante os horários de pico. No entanto, a ampliação das vias existentes é um problema devido à limitação de espaço, conforme afirmou o superintendente de Trânsito, Moaci Lima.

Foto:   Mário Sepúlveda/ FE

Em relação aos congestionamentos, o superintendente destacou a necessidade de sincronização dos semáforos. “Em locais como a Avenida Getúlio Vargas, é comum encontrar gargalos devido à falta de sincronização entre os sinais. Estamos trabalhando para ajustar esses semáforos de forma que, ao passar por um sinal verde, o motorista encontre os demais sinais da via também abertos”, explicou.

Outra preocupação é com o sistema de radares. “Precisamos temporizar os radares para que os motoristas saibam quanto tempo têm antes de serem multados. Isso ajudará a reduzir o risco de acidentes causados por motoristas que tentam atravessar o sinal vermelho”, acrescentou.

O superintendente também mencionou que, apesar do tempo limitado no cargo, está comprometido em implementar melhorias significativas. “Tenho quatro meses para fazer a diferença, e farei o possível para ajustar e melhorar o trânsito na cidade”, concluiu.

Foto: Carlos Valares

Jeanderson Santos, chefe da Divisão de Engenharia da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), falou sobre medidas adotadas para melhorar a fluidez no trânsito, especialmente em uma cidade que cresceu de forma desordenada.

“Estamos lidando com uma malha viária consolidada dentro do anel de contorno, onde a ampliação das vias é limitada. Em muitos casos, expandir as vias é impossível devido à falta de espaço. Por isso, temos focado em alterações de trânsito para minimizar os impactos”, explicou Santos.

Jeanderson Santos,  destacou que a colocação de faixas de pedestres é feita em locais estratégicos com alto volume de travessias. “Apesar de posicionarmos as faixas em locais onde são mais necessárias e instalarmos semáforos para garantir a segurança, a falta de respeito dos motoristas ainda é um problema. A disciplina e a educação no trânsito são essenciais para que essas medidas funcionem”, acrescentou.

Sobre as medidas específicas para melhorar a fluidez durante o horário de pico, Santos comentou: “Estamos trabalhando na sincronização dos semáforos, o que é uma tarefa complexa que exige tempo e estudos. Nos pontos de congestionamento, estamos fazendo alterações como mudança de sentido das vias e proibição de estacionamento para ampliar a capacidade das ruas. Também estamos instalando semáforos com botoeiras, que permitem que os veículos fluam mais livremente, acionando os sinais apenas quando necessário.”

Quanto à infraestrutura e aos projetos de ampliação, Santos afirmou que o planejamento é um desafio. “O planejamento para novas construções é mais viável. A prefeitura tem definido algumas diretrizes para as novas vias, que devem atender às necessidades futuras e seguir os padrões estabelecidos para evitar problemas semelhantes no futuro.”

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara SIlva

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