Um novo estudo israelense sugere que a vacina contra o tétano pode reduzir o risco de desenvolvimento do Parkinson. De acordo com os pesquisadores, há indícios de que a bactéria responsável pelo tétano esteja envolvida no surgimento desta doença degenerativa.
A pesquisa acompanhou 1.446 pacientes adultos diagnosticados com Parkinson entre 45 e 75 anos e comparou-os a um grupo controle de mais de 7 mil pessoas. Entre os diagnosticados, 1,9% haviam recebido a vacina contra o tétano no período avaliado, contra 3,1% no grupo controle.
A análise revelou que quanto mais recente a dose da vacina, maior o efeito protetivo observado, e a vacinação também parece retardar a progressão do Parkinson.
Foram levantadas hipóteses de que a toxina presente na bactéria Clostridium tetani, causadora do tétano, possa estar presente no trato gastrointestinal e migrar para o sistema respiratório, incluindo os seios paranasais, causando danos aos nervos. No entanto, eles reconhecem que a simples presença do patógeno não seria suficiente para causar a doença.
O resultado dessa pesquisa é baseado nos dados obtidos de uma pesquisa observacional conduzida por cientistas da Universidade de Tel Aviv e da Leumit Health Services, que mantém registros médicos eletrônicos completos dos últimos 20 anos.
REMÉDIO
Um dos destaques do estudo fala sobre o Parkinson ser uma doença multifatorial e não há uma única causa, e pode estar relacionada a diversos fatores, inclusive ambientais, como contato com solventes, metais pesados e toxinas, além de problemas hormonais e do próprio envelhecimento.
Esse é o motivo, afirma o neurologista André Felício, do Hospital Israelita Albert Einstein, que explica dificuldade de se desenvolver um remédio capaz de curar o Parkinson. O médico também chama atenção que independente dos avanços nas pesquisas, é preciso muita cautela com os resultados do novo estudo.
Gestores Secretaria de Educação certifica 311 gestores da rede municipal de ensino de Feira
Reis de Tiquaruçu Prefeitura de Feira anuncia atrações para retomada da Festa de Reis de Tiquaruçu
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Cantigas de roda Cantigas de roda e músicas infantis marcam apresentação dos Gatos Multicores no Natal Encantado
Dulce Aventureira Vida da santa dos pobres é apresentada de forma lúdica às crianças no Natal Encantado
intérprete de Libras Natal Encantado garante acessibilidade com intérprete de Libras durante programação Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas