O ministro André Mendonça toma posse, nesta terça-feira (25/6), como membro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele já ocupa, desde abril de 2024, uma vaga de substituto. Agora, será efetivado na cadeira deixada por Alexandre de Moraes, que concluiu o mandato de dois anos na corte. A solenidade está marcada para as 19h, na sede do TSE, em Brasília.
Mendonça compõe a cota do TSE destinada a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A corte é formada por sete ministros titulares, além dos substitutos. Dos titulares, três são do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos “juristas” — advogados com notório saber jurídico e idoneidade moral.
Cada ministro do TSE exerce o mandato por dois anos. É permitida apenas uma “recondução” — exercício de um novo mandato. A ministra Cármen Lúcia, por exemplo, integrou o TSE entre 2008 e 2013, primeiro como substituta e depois como titular.
Ela retornou à corte eleitoral em 2024. Para os ministros do STJ, no entanto, a recondução não costuma ser adotada, apesar de permitida. Isso porque, como o STJ tem 33 ministros, a ideia é incentivar a rotatividade.
Pesquisa Lula lidera corrida presidencial com 40% contra Flávio Bolsonaro, aponta PoderData
Dois de Julho Cachoeira recebe título de capital da Bahia em homenagem à luta pela Independência
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas